domingo, 24 de fevereiro de 2008

Parlamento de Cuba se prepara para eleger sucessor de Fidel




24 de Fevereiro de 2008 - 11h52

Agência Telam


Brasília - O Parlamento cubano começa às 12h (hora de Brasília) a sessão em que define quem será o presidente que governará a ilha pelos próximos cinco anos.




As apostas sobre quem ocupará o lugar de Fidel Castro, que renunciou na última terça-feira depois de 49 anos na Presidência, recaem sobre o irmão do ex-líder cubano, Raúl Castro, de 76 anos.




Considerado “a mão direita” de Fidel nos últimos 49 anos, Raúl substitui o líder cubano interinamente há um ano e meio.“Todas as condições estão criadas para se realizar a sessão constitutiva da Assembléia Nacional do Poder Popular, a partir das 10 horas local, no Palácio de Convenções”, comentou María Esther Reus, presidente da Comissão Eleitoral Nacional e que terá a seu cargo a condução inicial dos trabalhos.




Durante o encontro e de acordo com a lei cubana, os 614 novos deputados eleitos em 20 de janeiro – entre os quais figura Fidel – devem eleger os 31 membros do Conselho de Estado, cujo presidente exerce a função de chefe de Estado e de governo. Desde que esse sistema de eleições foi instituído no país – em 1976 – Fidel Castro tem ocupado, de forma ininterrupta, o duplo cargo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.