sábado, 21 de junho de 2008

Alvará de soltura eletrônico é implantado em Minas Gerais

Sexta, 20 de Junho de 2008 - Na próxima terça-feira (24/06), a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Belo Horizonte expedirá o primeiro alvará de soltura através do sistema Hermes de malote digital, o que visa tornar seu trâmite mais rápido, eficaz e seguro e, consequentemente agilizar seu cumprimento.

O envio terá caráter oficial, e será assinado digitalmente pelo juiz titular da Vara, Herbert Carneiro. O alvará de soltura é a ordem judicial que determina a liberdade de uma pessoa que se encontra presa. De acordo com o artigo 685 do Código de Processo Penal, "cumprida ou extinta a pena, o condenado será posto, imediatamente, em liberdade". Porém, a rapidez no cumprimento da determinação muitas vezes é prejudicada pelos trâmites burocráticos, o que provoca, por vezes, horas de aguardo até que a soltura se efetive.

Segundo o presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, desembargador Fernando Botelho Neto, "a burocracia pública não pode servir de atraso para a soltura do cidadão. Razão pela qual a tecnologia entra para romper esta burocracia, o que reassegura o estado de liberdade e cumpre, portanto, um direito fundamental do cidadão.

Porque o estado de liberdade é o que há de mais sagrado na Constituição Federal depois da garantia à vida". Eficiência - A Resolução Conjunta 6.715, publicada em novembro de 2003, já mostrava preocupação da Corregedoria- Geral de Justiça com "a necessidade de agilizar e desburocratizar o cumprimento de Alvará de Soltura", para a eficiência nas atividades do serviço judiciário. "À Corregedoria-Geral de Justiça incumbe orientar os procedimentos judiciários de 1ª Instância.

Deve ela, portanto, participar diretamente da regulamentação dos procedimentos de transmissão do alvará eletrônico e fiscalizar a sua subseqüente operação e resultados", completa Renato Cardoso Soares, diretor da Secretaria de Padronização, Suporte ao Planejamento e à Ação Correicional (Sepac), órgão da Corregedoria.

O sistema de Malote Digital Hermes busca agilidade, ao permitir que os alvarás sejam enviados em tempo real da VEC para Setor de Arquivos e Informações da Polícia Civil (Setarin) da Divisão de Polícia Interestadual (Polinter), responsável pela consulta de pendências que possam impedir a soltura.

O Hermes também será usado pelo Setarin para enviar diretamente o alvará à unidade prisional onde se encontra custodiado o preso, operação que se realizará em fração de segundos, ou, em tempo real. "Os procedimentos anteriores para a expedição do alvará demandavam a atuação de oficiais de justiça, que se encarregavam de levá-los à unidade onde estivesse custodiado o preso. Lá, as autoridades policiais davam cumprimento à ordem, após verificarem se não havia outros motivos para manter a prisão.

Esse procedimento, por vezes, se mostrava lento, implicando riscos para o próprio preso e criando dificuldades operacionais. O alvará eletrônico agilizará o procedimento de liberação dos presos, porquanto será imediatamente transmitido aos órgãos da Secretaria de Defesa Social, por meio eletrônico, além de dispensar o deslocamento de servidores e agilizar a consulta ao Setarin, sobre a existência de outros processos ou inquéritos, nos quais haja outras prisões decretadas", afirma Renato Cardoso.

Com o alvará eletrônico, um caminho que podia durar horas com o envio por meio de fax ou entrega em mãos, passará a ser instantâneo. De acordo com Mateus Cançado Assis, da Gerência de Sistemas Administrativos Informatizados (Gesad), foram feitos testes bem sucedidos, com o envio de protótipos de alvarás que chegaram até às unidades prisionais.

Em maio, foram feitos treinamentos do Sistema Hermes no Setarin e nas unidades prisionais. A utilização do Hermes vai diminuir a movimentação de papel entre os órgãos e também padronizar os procedimentos, ao estabelecer modelo gerado pelo próprio sistema a ser usado por todas as VECs.

Todo o projeto encontra amparo na lei 11419/2006, que institui o processo judicial eletrônico no País. A segurança do sistema está confirmada pela ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas) prevista na MP 2200-2/2001, pois os alvarás judiciais serão criptografados para tráfico e armazenamento no banco de dados do TJMG.

Expansão - Neste primeiro momento, o Hermes será usado somente pela VEC da Capital, para expedição de alvarás relativos às 15 unidades prisionais da Grande BH. Os próximos passos são a expansão para as VECs da Região Metropolitana de BH e, em seguida, de todo o Estado, para mandados referentes às 60 unidades prisionais de Minas Gerais.

No futuro, o Hermes englobará também outros documentos, como livramentos condicionais e mandados de prisão. A expedição dos alvarás através do Sistema Hermes é uma iniciativa inédita do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da sua Comissão de Tecnologia da Informação, e da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

O setor responsável pela implantação é a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do TJMG. A inovação tem, ainda, o efeito de interconectar o sistema eletrônico judicial do Poder Judiciário ao sistema eletrônico prisional do Poder Executivo.

Para isso, foi editada a Portaria Conjunta 02/2008 que disciplina o alvará de soltura eletrônico no âmbito do estado. A portaria foi assinada, no dia 9 de junho, pelo Corregedor-Geral de Justiça/MG, desembargador José Francisco Bueno, pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, e pelo chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMG

Um comentário:

  1. Sou servidora do TJMG de uberlandia e tive a oportunidade de participar do treinamento ministrado por Mateus e fiquei impressionada com a qualidade da explicação e a boa ditática do servidor, logo, deixo meus parabens ao servidor Mateus Cançado.
    Glau

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.