terça-feira, 24 de junho de 2008

Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo

Lançamento da Clio Editora desvenda os bastidores da lei que saneou a paisagem urbana de São Paulo

Escrito pelo jornalista Leão Serva, “Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo” comprova que, por mais problemática que seja, a realidade pode ser transformada com vontade política e cidadania.

Junho de 2008 – Quem esteve em São Paulo no início de 2006 e voltar agora provavelmente sentirá a diferença, mesmo que não saiba explicar com exatidão o motivo. O que aconteceu foi o que se considerava impossível: no prazo aproximado de um ano, uma das maiores cidades do mundo viveu uma transformação radical graças à lei Cidade Limpa, que combate com rigor a poluição visual.

Essa iniciativa do prefeito Gilberto Kassab, um “case” de sucesso da administração pública brasileira, agora pode ser conhecida em detalhes em Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo, do jornalista Leão Serva. Lançado pela Clio Editora, o livro conta toda a trajetória do projeto, com revelações sobre sua criação e sua implantação.

Atualmente coordenador de imprensa da Prefeitura de São Paulo, Leão Serva foi diretor de jornalismo do portal iG, secretário de redação do jornal “Folha de S.Paulo” e diretor do extinto jornal “Notícias Populares”. Sua experiência jornalística, que inclui outros veículos de comunicação e a cobertura da guerra de Kosovo, transforma Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo em uma grande reportagem.

Além de desvendar os meandros da lei que tornou São Paulo uma referência mundial no combate à poluição visual, o livro traz artigos de personalidades da vida paulistana e fotos de Gal Oppido, que mostram o “antes e o depois” da paisagem urbana da cidade. “Achei que valia a pena escrever sobre o assunto, produzindo um documento sobre essa lei que contou com aprovação quase unânime de políticos e também da população”, afirma Serva.

Uma cidade mais bonita
Os paulistanos – por nascimento ou por opção – realmente ficaram satisfeitos com o resultado. “Quando passei diante do prédio da Receita Federal, tive uma visão que me surpreendeu e me inundou de alegria: a cidade de São Paulo estava linda. Como nós, paulistanos, amamos odiar nossa cidade, estranhei e pensei que a sensação poderia ter sido uma ilusão causada pela luz do sol de final de tarde ou pelo céu especialmente limpo naquele dia, mas não era nada disso.

É que, depois de anos, eu finalmente estava vendo São Paulo ao invés de lê-la. Todas aquelas palavras retiradas das empenas dos prédios e das ruas parecem ter liberado meu cérebro para que ele pudesse ver o que estava por trás”, afirmou o cineasta Fernando Meirelles em artigo reproduzido no livro e publicado originalmente na “Folha de S.Paulo” em abril do ano passado, menos de um ano depois da aprovação da lei pela Câmara Municipal.

Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo é também uma lição de política. Aliás, do bom exercício da política. Serva mostra como a postura e o empenho do prefeito Gilberto Kassab foram importantes para a aprovação e a implantação da lei.

“Acostumado aos maneirismos dos legislativos, Kassab decidiu levar pessoalmente a lei ao Legislativo, uma prática que manteria pelos anos seguintes com todos os projetos prioritários de sua administração. Ele pede audiência ao Presidente da Câmara, marca a visita e é recebido no gabinete pelos líderes dos partidos ou por todos os vereadores.

Então, discursa brevemente e pede o empenho de todos. Se o resultado já está articulado antes (como dizem que era a prática do mestre mineiro Tancredo Neves e outros pessedistas) ou se a articulação vai ser feita depois, de uma forma ou de outra, em todos os casos o rito terminou com a aprovação folgada dos projetos considerados mais importantes pelo Prefeito”, explica Serva no livro.

Esse modo de trabalhar foi, em grande parte, responsável pela receptividade que o projeto encontrou na Câmara Municipal e também pela rapidez com que a lei foi aprovada. O livro não se detém, porém, apenas na lei Cidade Limpa. Traz ainda informações sobre outras ações da atual gestão da Prefeitura de São Paulo nas áreas de meio ambiente, saúde e educação, entre outras.

Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo
Autor: Leão Serva
Preço: R$ 24,90
Páginas: 128
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-7831-008-0

Sobre a Clio Editora – Atuando no mercado editorial há mais de dez anos, a Clio Editora possui um catálogo com mais de 100 títulos de ficção e não-ficção nas áreas de administração, negócios, desenvolvimento profissional, marketing e literatura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2186-2548 e 2186-2549, e-mail clioeditora@clioeditora.com.br ou no site www.clioeditora.com.br

Rosa Arrais Assessoria de Comunicação
Janaína Azzoni
Rosa Arrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.