sexta-feira, 20 de junho de 2008

Educação escolar prisional é tema de livro publicado pela EdUFSCar

A obra, que foi organizada pela professora Elenice Cammarosano Onofre, reuniu textos de vários pesquisadores sobre o assunto

"Educação Escolar entre as grades", este é o título do livro lançado pela EdUFSCar neste mês, organizado por Elenice Maria Cammarosano Onofre, professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A obra, que reúne textos de pesquisadores da área da educação escolar nas prisões, parte de um princípio em que a educação é uma essência transformadora e apresenta a escola como possibilidade, embora a cultura prisional se caracterize, dentre outras coisas, pela repressão.

Os estudos apresentados no livro permitem repensar possíveis caminhos para as escolas dos presídios, já que elas são mediadoras entre saberes, culturas e realidade. A meta é que essas propostas possam unir e libertar aqueles que vivem excluídos no interior das unidades prisionais.

José Geraldo Silveira Bueno, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, História, Política e Sociedade da PUC-SP, elaborou a apresentação do livro e considera que, apesar de constatar que o autoritarismo, a repressão e a desumanização são características fundamentais das prisões brasileiras, a obra revela práticas localizadas de resistência e de confronto de detentos, que vivem em situação opressora, que buscam por significados de suas vidas mesmo dentro das cadeias.

"...são leituras de textos como os que compõem esta coletânea que me ajudam a não perder a fé no homem, (...) nos miseráveis que apesar de todas as condições adversas de vida, continuam a busca incessante para se constituírem um pouco mais humanos", cita Silveira Bueno em um trecho da apresentação.

O livro está disponível nas Livrarias da EdUFSCar. A matriz fica na área Norte do campus São Carlos da UFSCar e a filial fica na rua Aquidaban, 1.342, em frente à Praça XV de Novembro.

O título pode ser adquirido também pela Internet, em www.editora.ufscar.br.

Mais informações pelos telefones (16) 3351-8137 ou 3374-2668.

"Educação Escolar entre as grades" será lançado oficialmente no próximo dia 24 de junho, às 19h30, na Livraria da EdUFSCar, que fica no Espaço Contribuinte da Cultura, em frente à Praça da XV. Na ocasião serão lançados também os livros "Radiografia de uma aula de Engenharia" e "Aprendizagem Baseada em Problemas", escritas por Luis Roberto de Camargo Ribeiro. O evento é aberto aos interessados.

Gisele Catarina Bicaletto
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da
Universidade Federal de São Carlos.
ccs@ufscar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.