segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pequenas Histórias

Novo filme de Helvécio Ratton estréia em julho, com Marieta Severo, Patrícia Pillar, Gero Camilo, Paulo José e Maria Gladys

Estréia dia 11 de julho nos cinemas

Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias de humor e magia. Este é o fio condutor do longa-metragem brasileiro “Pequenas Histórias”, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton (O Menino Maluquinho, Amor & Cia, Batismo de Sangue) e que estréia nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em julho de 2008. O casamento do pescador (Maurício Tizumba) com a sereia (Patrícia Pillar). O coroinha de uma igreja (Constantin de Tugny) que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja (Paulo José) e um menino de rua (Miguel de Oliveira) e as aventuras de Zé Burraldo (Gero Camilo), sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros, são as quatro histórias com pitadas de folclore e magia, que retomam a tradição oral especialmente presente no estado de Minas Gerais.

Para a montagem do mosaico que reúne todas as histórias, a produção contou com a colaboração de Betânia Santos, uma bordadeira que começou seu trabalho no Grupo Mariquinhas, um grupo de bordadeiras formado no Centro Educacional de Profissionalização e Formação Ambiental da Criança e do Adolescente, em Belo Horizonte, que expõe em galeria e trabalha com estilistas. Betânia bordou seis quadros para cada história, que aparecem no filme.

A trilha sonora, assinada pelo músico André Baptista, ressalta o brasileirismo de Pequenas Histórias. Executada por orquestra, a trilha foi especialmente pensada para cada história, como o acordeão para Tibúrcio, o pescador preguiçoso; o solo vocal feminino com um toque de impressionismo francês para Iara; o trio de clarinete, flauta e fagote para o garoto Vevé, que se encontra com a procissão das almas e uma música mais descritiva, com cordas, para as emoções do Papai Noel.

Assina a produção do filme Simone de Magalhães Matos (Amor & Cia, Uma Onda no Ar). A direção de arte é de Oswaldo Lioi, Figurino de Alex Dário, fotografia e câmera de Paulo Jacinto dos Reis e Antônio Luis, montagem de Mair Tavares e efeitos especiais de Robson Sartoni e Rogério Mendes.

O site do filme (http://www.pequenashistorias.com.br/) já está no ar e traz, além de informações sobre o longa-metragem, um canal de jogos e brincadeiras.

Pequenas Histórias
Brasil, 2008, 80 min
Direção: Helvécio Ratton
Elenco: Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba, Paulo José, Gero Camilo, Constantin de Tugny, Miguel de Oliveira, Edyr Duqui, Maria Gladys, Rodolfo Vaz, Manoelita Lustosa, Mário César Camargo, Candombe de D. Mercês

Sinopse: Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha. São quatro histórias de humor e magia. O casamento do pescador com a Iara, sereia dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro de um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras para pequenos e grandes.

F&M Procultura Assessoria de Imprensa
Margarida Oliveira
Renata Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.