sábado, 14 de junho de 2008

Prefeitura realiza Campanha de Vacinação contra a Pólio

Araguari - 13/06/2008 - A Prefeitura de Araguari, representada pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (14), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é vacinar 95% das crianças com idade até cinco anos. Para garantir a imunização de todas as crianças serão mobilizados 150 funcionários da área da saúde nos 12 postos de vacinação, além dos postos volantes que serão Casas Pernambucanas, Supermercado União, Pica Pau Country Club e os postos da Polícia Rodoviária nas saídas de Caldas Novas e Uberlândia.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Regina Vilela, os postos ficarão abertos das 8h às 17h e a vacinação é gratuita. “Como a doença está erradicada no país, há anos a secretaria não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. A doença é endêmica na Nigéria, no Paquistão, na Índia e no Afeganistão”, explicou a secretária.

Este ano a Secretaria de Saúde conta com a parceria da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), da Secretaria de Educação, do Rotary Club Araguari Sul e Rotary Club Café do Cerrado.

Além da vacina contra a poliomielite, serão atualizadas as vacinas em atraso no cartão de vacinas como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite. “É importante que o maior número de crianças sejam vacinadas para garantir a eficácia da imunização”, disse.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Somente não deverão ser imunizadas as crianças com deficiência imunológica, como Aids e câncer, ou que apresentem infecções agudas, febre alta, diarréia, vômito ou alergia aos componentes da vacina.


Ana Letícia Castilho
Assessoria de Comunicação e Imprensa
imprensa@araguari.mg.gov.br
www.araguari.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.