segunda-feira, 14 de julho de 2008

Citroën comemora 250.000 unidades vendidas no Brasil

A Citroën comemora mais um feito histórico no Brasil

Neste mês de junho, a marca comemorou a venda de 250.000 carros desde o ano de 1991, quando foram iniciadas as operações no Brasil. A linha Citroën vendida no Brasil é formada atualmente pelo compacto premium C3, o on-road C3 XTR, as minivans Xsara Picasso e Grand C4 Picasso, o esportivo C4 VTR, o sedan C4 Pallas, os top’s C5 e C6, além do utilitário Jumper.

Apesar de as operações Citroën só terem sido iniciadas no Brasil em 1991, a presença da marca no País é bem mais antiga. Remota ao final da década de 1930, quando os primeiros Citroën foram trazidos por agências independentes.

Nessa época, os Traction Avant 11 eram familiares nas grandes cidades. Entre as décadas de 1950 e 1970, entraram no Brasil algumas unidades dos modelos DS, 2CV e SM. Em novembro de 1975, o governo federal proibiu as importações de veículos automotores. Pouco antes da proibição, a Promissão, empresa pertencente ao grupo paulista Dacon, havia sido designada representante oficial da Citroën no Brasil.

Até o final da década de 1970, a Promissão esteve a postos para prestar assistência técnica aos poucos carros da marca que circulavam no Brasil. Com a reabertura das importações, em 1990, a Citroën voltou a ter representação oficial no Brasil por intermédio da IVXM (Importadora de Veículos XM), pertencente ao empresário Sergio Habib.

A nova importadora iniciou as atividades em abril de 1991 e, no primeiro ano, comercializou 53 Citroën XM. Nos anos seguintes, a oferta de produtos foi sendo ampliada e os números de venda cresceram expressivamente ano após ano. Em 2000, último ano em que atuou exclusivamente como importadora, a Citroën vendeu 8.828 veículos no mercado brasileiro.A decisão da instalação do Grupo PSA Peugeot Citroën no Brasil e o início das operações do Centro de Produção de Porto Real (RJ), em 2001 (e o conseqüente lançamento do Xsara Picasso nacional) transformou a Citroën em uma das marcas de maior presença no mercado brasileiro. Já em 2001, foram 13.771 automóveis vendidos. Em 2003, a Citroën passou a fabricar no Brasil o compacto premium C3, contribuindo para ganhar cada vez mais participação no mercado e chegando a 50.987 unidades comercializadas em 2007.


Confira aqui um histórico da marca e quantidades comercializadas

Diretoria de Relações Públicas e Imprensa
Citroën do Brasil
imprensa@citroen.com.br
]Valeriana Medrado
Assessoria
Serifa Comunicação Integrada
www.blogdaserifa.zip.net

Farol Comunitário TV Web