segunda-feira, 14 de julho de 2008

Eventos aquecem economia de Uberlândia

Turismo de eventos e negócios é destaque no setor de serviço
Grandes eventos aqueceram a economia de Uberlândia (MG) nesses primeiros dez dias de julho. A cidade sediou a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o 2º Fórum Fiemg de Líderes. Em nível nacional aconteceu a 49º Convenção Nacional do Comércio Lojista juntamente com a 20ª Convenção Estadual do Comércio Lojista e a XI Edição da Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica. Realizou-se também dois eventos estaduais: o VIII Fórum Mineiro de Relações do Trabalho estadual, o 3º Seminário Estadual de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Mulher e o 4º Fórum Estadual de Enfretamento à Violência Sexual. Mais de cinco mil pessoas de diversos municípios e estados estiveram presentes nesses eventos. No setor de serviços, o turismo de eventos e negócios é o que mais se destaca atualmente por atrair grandes investimentos no setor hoteleiro. Segundo levantamento feito pelo Uberlândia Convention & Visitors Bureau, a cidade tem hoje o terceiro maior parque hoteleiro de Minas Gerais, com cerca de quase seis mil leitos, distribuídos em aproximadamente 44 equipamentos hoteleiros. “No turismo de eventos e negócios todos conhecem Uberlândia”, comentou a superintendente do Uberlândia Convention, Marise Carrijo. Para acompanhar as exigências destes hóspedes, os grandes hotéis oferecem hoje todo tipo de facilidade e conforto que vão desde sistema de acesso à internet nos quartos e academias até salas de reuniões e conferências, sempre disputadas durante a semana. Diante as novidades e o desenvolvimento do setor, os hotéis mais antigos de Uberlândia buscam alternativas para acompanhar as mudanças no mercado e investem em novidades. “Aqueles que não se modernizarem vão ficar para trás. Não tem jeito, o mercado é cruel”, comenta Carrijo.

Estagiários de Turismo e Hotelaria recepcionam convencionais na 49ª convenção CDL
O Uberlândia Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), através do curso de Turismo e Hotelaria, promoveu uma Blitz Educativa de recepção aos convencionais que chegaram à Uberlândia para participar da 49ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Considerado um dos mais importantes eventos da América Latina para o varejo, o evento recebeu entre os dias 2 a 5 de julho, cerca de 2.700 pessoas, entre convencionais, federações de todo país, visitantes e profissionais da imprensa. Uberlândia se transformou na capital nacional do comércio lojista, que além da convenção nacional realizou o 9º Encontro Nacional CDL, o 1º Encontro Nacional da Mulher Empreendedora e a 37ª FENAL- Feira Nacional do Lojista, que segundo a organização, movimentou cerca R$ 3 milhões e incontáveis trocas de experiências e bons negócios. O objetivo da recepção foi esclarecer as dúvidas dos participantes a respeito da localização dos restaurantes, da programação da convenção, atrativos turísticos, entre outras. Além disso, foi distribuído um material promocional da cidade e aplicada uma pesquisa de satisfação e perfil do visitante de Uberlândia. O objetivo da pesquisa é buscar informações para a formatação de um banco de dados turísticos, que vai orientar os empresários mantenedores do Uberlândia Convention e o poder público em suas políticas de promoção e melhoria da infra-estrutura.

Confira os resultados da pesquisa, que possui uma margem de erro de 5%, para mais ou para menos:

Sexo:(70%) homens(30%) mulher

Idade:(3%) menos de 18 anos(3%) de 19 a 25 anos(42%) de 25 a 39 anos(46%) de 40 a 59 anos (6%) acima de 60 anos

Formação Acadêmica(00) Ensino fundamental(6%) Ensino médio(79%) Ensino superior(15%) Pós-graduação

Profissão:(3%) Estudante(52%) Empresário(00) Empregado do Setor Público(27%) Empregado do Setor Privado(9%) Autônomo(09%) Outros

Quantas vezes veio à Uberlândia(52%) 1ª vez(42%) 2 a 5 vezes(6%) mais de 6 vezes

No caso de 1ª visita, voltaria a Uberlândia(97%) Sim(3%) Não à Acusaram a distância da cidade(00) Não respondeu

Dias que permaneceu na cidade(00) 1 dia(94%) de 2 a 5 dias(6%) de 5 a 10 dias(00) mais de 10 dias

Meio de transporte utilizado(70%) avião(03%) ônibus de linha regular(15%) ônibus fretado(12%) carro próprio(00) outros

Meio de hospedagem utilizado(97%) hotel (3%) Indo e voltando para cidade original todos os dias

Adquiriu algum produto típico da cidade (doces, queijos, artesanato, entre outros)?(45%) Não(55%) Sim à licores, cachaças, doces, geléias, queijos, pimentas, artesanatos, roupas. -> Muitos que não adquiriram ainda iam adquirir.

Acesse e visite o site do
Uberlândia Convention & Visitors Bureau
www.uberlandiacvb.com.br.

Farol Comunitário TV Web