segunda-feira, 14 de julho de 2008

Programação do Fórum Ética e Pesquisa Clínica no Brasil

Revisão da Declaração de Helsinki

Além da presença de importantes nomes do cenário nacional, no dia 20 de agosto, a programação do Fórum Ética e Pesquisa/ Revisão da Declaração de Helsinki será marcada pelos debates com representantes da Associação Médica Mundial (WMA). Farão parte desse encontro Jón G. Snaedal, presidente da entidade; Eva Nilsson Bagenholm, presidente do Comitê de Ética, John R. Williams, diretor de Ética, e Otmar Kloiber, secretário-geral. Entre os tópicos discutidos: uso de placebo; acesso a tratamento depois de terminada a investigação e pesquisa em crianças.

O evento, que é organizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), localizado à Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo. O Fórum antecederá o encontro do grupo de trabalho da WMA, nos dias 20 e 21 de agosto, relativo à revisão da Declaração de Helsinki, documento que normatiza eticamente as pesquisas médicas em seres humanos.

As inscrições podem ser feitas pelo site
www.amb.org.br.

Será a primeira vez que um país da América Latina sediará reuniões para revisão do documento. Os participantes terão a oportunidade de acompanhar os debates e manifestar diretamente a opinião sobre a matéria.

Revisão da Declaração de Helsinki – A Associação Médica Mundial (WMA) assumiu a responsabilidade de estabelecer diretrizes éticas para os médicos após as terríveis atrocidades científicas cometidas contra seres humanos durante a 2ª Guerra. Devido a quantidade de denúncias, em 1952, foi criado um Comitê Permanente em Ética Médica. A Declaração de Helsinki, adotada em 1964, foi um dos resultados do trabalho desse grupo.

Mais informações:
forumhelsinki@amb.org.br

Acontece Comunicação e Notícias
Monica Kulcsar ou Chico Damaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.