quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sistema de Saúde Suplementar brasileiro é tema de Seminário que será realizado na UFSCar

Evento acontece nos dias 11 e 12 de julho, organizado pelo Centro Colaborador da Universidade, vinculado à Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula os planos de saúde privados

Nos próximos dias 11 e 12 de julho, a UFSCar promove o "I Seminário de Pesquisas em Saúde Suplementar" e reúne os Centros Colaboradores da Agência Nacional de Sáude Suplementar dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul.

A área de Saúde Suplementar envolve os planos de saúde privados que atuam no Brasil. Em 2000, foi criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar que exerce ação regulatória dos Estados sobre os planos de serviços de empresas particulares em atividade.

Com o objetivo de otimizar o trabalho da Agência, em 2006, foi criado o Programa Centro Colaborador em diversas regiões do País. Esses Centros Colaboradores são formados por pesquisadores e profissionais da Saúde que ficam responsáveis por desenvolver estudos que abasteçam a Agência com informações e conhecimentos que serão aplicados no serviço de regulação e fiscalização dos planos de saúde particulares.

A UFSCar, desde 2006, possui um Centro Colaborador, chamando Quíron, que desenvolve pesquisas na área da Saúde Suplementar. No ano de sua criação, o Centro desenvolveu pesquisas sobre a qualidade da oferta de serviços oferecidos pelos planos de saúde da região de São Carlos voltados à área de cardiologia.

Atualmente, estão desenvolvidos dois estudos. O primeiro, que atua nas regiões de São Carlos e Campinas e será finalizado neste ano, pesquisa a prática de atenção domiciliar prestada pelas empresas dos planos particulares aos pacientes com doenças crônicas ou em fase terminal. O outro estudo, que será concluído em 2009, atua na observação de práticas de promoção e prevenção da saúde para portadores de doenças cárdio-vasculares pós-internação.

De acordo com Giovanni Gurgel, professor do Curso de Medicina da UFSCar e coordenador do Quíron, esses estudos não têm o objetivo inicial de avaliar o que é feito pelos planos. "Nossa premissa é observar e acompanhar o que está sendo realizado e ofertado pelos planos de saúde privados para orientar a atuação da Agência Nacional no que diz respeito à regulação de regras e fiscalização das empresas prestadoras."O objetivo deste primeiro Seminário, segundo Giovanni, é abrir um espaço para a troca de experiências sobre os estudos realizados pelos diversos Centros Colaboradores.

"É importante conhecer o que está sendo feito pelos outros Centros e compartilharmos as nossas experiências. Com isso, podemos montar parcerias e unificar nossos esforços", avalia Gurgel. Outra intenção do evento é avaliar e propor novos temas de estudos e propostas de ação para a Agência Nacional de Saúde Suplementar.O Seminário será aberto nesta sexta-feira (11/7), às 9h, na Unidade Saúde-Escola (USE), com palestra do professor José Eduardo dos Santos, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Sáude (CCBS) da UFSCar.

Ao longo do dia, serão realizados debates, discussões e apresentações das pesquisas dos Centro Colaboradores abertos à participação de professores, graduandos, pós-graduandos e demais interessados no tema. No sábado, as atividades são fechadas e direcionadas apenas aos participantes dos Centros presentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail giovanni@ufscar.br.

Gisele Catarina Bicaletto
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da
Universidade Federal de São Carlos.
ccs@ufscar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.