segunda-feira, 7 de julho de 2008

Transtornos do aprendizado são tema de simpósio na APM

Somente o TDAH atinge cerca de 6% da população em idade escolar, sem contar os pacientes dos demais distúrbios

Conscientes dos altos índices de defasagem escolar ocasionados por transtornos do aprendizado não tratados, intimamente ligados a abandono descolar, adesão ao uso de drogas, violência e marginalidade, os membros do Comitê de Adolescência da Associação Paulista de Medicina (APM) idealizou, para 25 e 26 de julho, um encontro interdisciplinar que fará a convergência entre a atuação profissional médica e a educação.

De acordo com o dr. Wimer Bottura Junior, psiquiatra e presidente do Comitê organizador do evento, o objetivo é estimular a implementação de mecanismos de prevenção e tratamento destes problemas em todas as comunidades.

“É importante alcançar, inclusive, localidades mais distantes dos grandes centros, onde a atuação interdisciplinar entre o médico pediatra, os educadores, psicólogo e assistentes sociais pode suprir, pelo menos inicialmente, a falta de especialistas”.

A importância do tema está nos altos índices de abandono e baixo desempenho escolar existentes no país, que muitas vezes levam à dependência de drogas e violência. “Muitos destes casos estão relacionados a transtornos de saúde, mentais, psicológicos e de relacionamentos, que podem ser evitados de detectados em tempo”, afirma dr. Wimer.

Esta constatação, explica, foi o maior estímulo para a organização do evento, coordenado por ele, juntamente com os psiquiatras drs. Isa Kabacznik; Alfredo Toscano, Sonia Palma, Manoel de Maria Teixeira. O objetivo é sensibilizar pediatras, educadores, pais e psicólogos, que são os maiores responsáveis pela recuperação e tratamento destes transtornos.

Os profissionais abordarão diagnóstico e tratamento dos mais freqüentes transtornos responsáveis pela desmotivação escolar. “Não tenho dúvidas que é mais barato e produtivo investir em educação e saúde que em presídios”, conclui dr. Wimer.

Transtornos de aprendizado Os principais transtornos de aprendizado são: dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração -, discalculia - incapacidade de compreender e manipular números - e disgrafia - alteração da escrita, que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.

Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que traz situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado. Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade.

As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranqüilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais. “A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada dos transtornos de aprendizado.

Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores”, conclui dr. Wimer.

PROGRAMAÇÃO
25 de Julho – Sexta-feira
Coordenador - Dr.Wimer Bottura Júnior.
8h30 – A Casa do Adolescente
Dra. Albertina Takiuti Duarte
9h10 - Psicopatologia do Desenvolvimento
Dr. Wimer Bottura Jr.
9h30-10h15 - Validade e Aplicabilidade das Escalas de Avaliação, dos Exames Neuropsicológicos e Testes Psicológicos para o Diagnóstico Precoce.
Distúrbios do Sono em Transtorno de aprendizado
Profa. Dra. Dranda Camila Cruz Rodrigues
10h15 - Intervalo
10h30 - Diagnóstico Clínico dos TA, e Sinais de Alerta Quando ao Desempenho Acadêmico. Foco em TDAH
Profa. Psicopedagoga Ana Silvia Figueiral
11h30 - Sintomas Precoces de Transtorno Bipolar do Humor e Repercussão no Aprendizado
Dra. Isa Kabacznik
12h15 - Perguntas e Debates
12h30 – Intervalo para Almoço
Coordenadora - Dra. Isa Kabacznik
14h - Dislexia
Dra. Tânia Maria de Campos Freitas
15h - Intervalo
15h15 às 17h15 – Mesa Redonda: Transtornos Específicos de AprendizadoCoordenação: Dra. Sônia PalmaMatemática e Escrita – Discalculia e disgrafia
Profa.Dra. Dandra Camila Cruz Rodrigues
Transtornos de Comunicação
Dra. Rose Frezza
Fonoaudiologia em Transtornos de Aprendizagem
Dra. Regina Kátia Toniolo
Quando o uso de drogas interfere no Aprendizado
Dr. Alfredo Toscano
17h15 - Perguntas e Debates
17h30 – Coral - Apresentação
26 de Julho – Sábado
Coordenação – Dr. Alfredo Toscano
8h30 às 9h45 - Tratamentos Psicopedagógicos
Dra. Psicopedagoga Ana Silvia Figueiral
9h45 às 10h30 - Transtorno Dismórfico Corporal e transtornos de aprendizado
Dr. Manoel de Maria Teixeira
10h30-Intervalo
10h45 às 11h30 - Sinais Precoces de Transtornos Psicóticos
Dra. Sônia Palma.
11h30 – 12h15 - Grupos de Apoio e Orientação Familiar
Dr. Wimer Bottura Jr.
12h às 12h30 - Debates
12h30 às 14h – Intervalo para Almoço
Coordenação – Dra. Sonia Palma
14h às 14h30 - Prevenção em Psicologia
Dra. Ivonise Fernandes da Motta
14h30 às 15h - Terapias Corporais
Dr. Nuno Luís Dutra Amaral
15h às 15h30 - Tratamento Psicológico
Dra. Maria Olímpia Moura Leite Bottura
15h30 – 15h45 intervalo
15h45 às 17h15 – mesa redonda; Quando o Uso de Medicamentos está Indicado.
Coordenação -Dr. Wimer Bottura Jr.
Medicamentos mais Utilizados
Dr. Manoel de Maria Teixeira
Mitos sobre Medicamentos
Dra. Isa Kabacznik
Efeitos Indesejáveis
Dra. Sônia Palma
Medicamentos e Comorbidades.
Dr. Alfredo Toscano
17h15 - Debates
17h30 – Encerramento
Simpósio de Transtornos do Aprendizado
Informações Gerais:
Data: 25 e 26 de julho de 2008
Horário: 25/07 - 8h às 18h30; 26/07 - 8h30 às 18h
Local: UNIP - Unidade Campus Bacelar
Endereço: Av. José Maria Whitaker, 373 Mirandópolis - São Paulo - SP
Informações/Inscrições: (11) 3188-4252 – Departamento de Eventos
Acontece Comunicação e Notícias
Heloísa Gonçalves ou Chico Damaso
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