Somente o TDAH atinge cerca de 6% da população em idade escolar, sem contar os pacientes dos demais distúrbios
Conscientes dos altos índices de defasagem escolar ocasionados por transtornos do aprendizado não tratados, intimamente ligados a abandono descolar, adesão ao uso de drogas, violência e marginalidade, os membros do Comitê de Adolescência da Associação Paulista de Medicina (APM) idealizou, para 25 e 26 de julho, um encontro interdisciplinar que fará a convergência entre a atuação profissional médica e a educação.
De acordo com o dr. Wimer Bottura Junior, psiquiatra e presidente do Comitê organizador do evento, o objetivo é estimular a implementação de mecanismos de prevenção e tratamento destes problemas em todas as comunidades.
“É importante alcançar, inclusive, localidades mais distantes dos grandes centros, onde a atuação interdisciplinar entre o médico pediatra, os educadores, psicólogo e assistentes sociais pode suprir, pelo menos inicialmente, a falta de especialistas”.
A importância do tema está nos altos índices de abandono e baixo desempenho escolar existentes no país, que muitas vezes levam à dependência de drogas e violência. “Muitos destes casos estão relacionados a transtornos de saúde, mentais, psicológicos e de relacionamentos, que podem ser evitados de detectados em tempo”, afirma dr. Wimer.
Esta constatação, explica, foi o maior estímulo para a organização do evento, coordenado por ele, juntamente com os psiquiatras drs. Isa Kabacznik; Alfredo Toscano, Sonia Palma, Manoel de Maria Teixeira. O objetivo é sensibilizar pediatras, educadores, pais e psicólogos, que são os maiores responsáveis pela recuperação e tratamento destes transtornos.
Os profissionais abordarão diagnóstico e tratamento dos mais freqüentes transtornos responsáveis pela desmotivação escolar. “Não tenho dúvidas que é mais barato e produtivo investir em educação e saúde que em presídios”, conclui dr. Wimer.
Transtornos de aprendizado Os principais transtornos de aprendizado são: dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração -, discalculia - incapacidade de compreender e manipular números - e disgrafia - alteração da escrita, que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.
Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que traz situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado. Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade.
As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranqüilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais. “A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada dos transtornos de aprendizado.
Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores”, conclui dr. Wimer.
PROGRAMAÇÃO
Conscientes dos altos índices de defasagem escolar ocasionados por transtornos do aprendizado não tratados, intimamente ligados a abandono descolar, adesão ao uso de drogas, violência e marginalidade, os membros do Comitê de Adolescência da Associação Paulista de Medicina (APM) idealizou, para 25 e 26 de julho, um encontro interdisciplinar que fará a convergência entre a atuação profissional médica e a educação.
De acordo com o dr. Wimer Bottura Junior, psiquiatra e presidente do Comitê organizador do evento, o objetivo é estimular a implementação de mecanismos de prevenção e tratamento destes problemas em todas as comunidades.
“É importante alcançar, inclusive, localidades mais distantes dos grandes centros, onde a atuação interdisciplinar entre o médico pediatra, os educadores, psicólogo e assistentes sociais pode suprir, pelo menos inicialmente, a falta de especialistas”.
A importância do tema está nos altos índices de abandono e baixo desempenho escolar existentes no país, que muitas vezes levam à dependência de drogas e violência. “Muitos destes casos estão relacionados a transtornos de saúde, mentais, psicológicos e de relacionamentos, que podem ser evitados de detectados em tempo”, afirma dr. Wimer.
Esta constatação, explica, foi o maior estímulo para a organização do evento, coordenado por ele, juntamente com os psiquiatras drs. Isa Kabacznik; Alfredo Toscano, Sonia Palma, Manoel de Maria Teixeira. O objetivo é sensibilizar pediatras, educadores, pais e psicólogos, que são os maiores responsáveis pela recuperação e tratamento destes transtornos.
Os profissionais abordarão diagnóstico e tratamento dos mais freqüentes transtornos responsáveis pela desmotivação escolar. “Não tenho dúvidas que é mais barato e produtivo investir em educação e saúde que em presídios”, conclui dr. Wimer.
Transtornos de aprendizado Os principais transtornos de aprendizado são: dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração -, discalculia - incapacidade de compreender e manipular números - e disgrafia - alteração da escrita, que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.
Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que traz situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado. Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade.
As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranqüilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais. “A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada dos transtornos de aprendizado.
Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores”, conclui dr. Wimer.
PROGRAMAÇÃO
25 de Julho – Sexta-feira
Coordenador - Dr.Wimer Bottura Júnior.
8h30 – A Casa do Adolescente
Dra. Albertina Takiuti Duarte
9h10 - Psicopatologia do Desenvolvimento
Dr. Wimer Bottura Jr.
9h30-10h15 - Validade e Aplicabilidade das Escalas de Avaliação, dos Exames Neuropsicológicos e Testes Psicológicos para o Diagnóstico Precoce.
Distúrbios do Sono em Transtorno de aprendizado
Profa. Dra. Dranda Camila Cruz Rodrigues
10h15 - Intervalo
10h30 - Diagnóstico Clínico dos TA, e Sinais de Alerta Quando ao Desempenho Acadêmico. Foco em TDAH
Profa. Psicopedagoga Ana Silvia Figueiral
11h30 - Sintomas Precoces de Transtorno Bipolar do Humor e Repercussão no Aprendizado
Dra. Isa Kabacznik
12h15 - Perguntas e Debates
12h30 – Intervalo para Almoço
Coordenadora - Dra. Isa Kabacznik
14h - Dislexia
Dra. Tânia Maria de Campos Freitas
15h - Intervalo
15h15 às 17h15 – Mesa Redonda: Transtornos Específicos de AprendizadoCoordenação: Dra. Sônia PalmaMatemática e Escrita – Discalculia e disgrafia
Profa.Dra. Dandra Camila Cruz Rodrigues
Transtornos de Comunicação
Dra. Rose Frezza
Fonoaudiologia em Transtornos de Aprendizagem
Dra. Regina Kátia Toniolo
Quando o uso de drogas interfere no Aprendizado
Dr. Alfredo Toscano
17h15 - Perguntas e Debates
17h30 – Coral - Apresentação
26 de Julho – Sábado
Coordenação – Dr. Alfredo Toscano
8h30 às 9h45 - Tratamentos Psicopedagógicos
Dra. Psicopedagoga Ana Silvia Figueiral
9h45 às 10h30 - Transtorno Dismórfico Corporal e transtornos de aprendizado
Dr. Manoel de Maria Teixeira
10h30-Intervalo
10h45 às 11h30 - Sinais Precoces de Transtornos Psicóticos
Dra. Sônia Palma.
11h30 – 12h15 - Grupos de Apoio e Orientação Familiar
Dr. Wimer Bottura Jr.
12h às 12h30 - Debates
12h30 às 14h – Intervalo para Almoço
Coordenação – Dra. Sonia Palma
14h às 14h30 - Prevenção em Psicologia
Dra. Ivonise Fernandes da Motta
14h30 às 15h - Terapias Corporais
Dr. Nuno Luís Dutra Amaral
15h às 15h30 - Tratamento Psicológico
Dra. Maria Olímpia Moura Leite Bottura
15h30 – 15h45 intervalo
15h45 às 17h15 – mesa redonda; Quando o Uso de Medicamentos está Indicado.
Coordenação -Dr. Wimer Bottura Jr.
Medicamentos mais Utilizados
Dr. Manoel de Maria Teixeira
Mitos sobre Medicamentos
Dra. Isa Kabacznik
Efeitos Indesejáveis
Dra. Sônia Palma
Medicamentos e Comorbidades.
Dr. Alfredo Toscano
17h15 - Debates
17h30 – Encerramento
Simpósio de Transtornos do Aprendizado
Informações Gerais:
Data: 25 e 26 de julho de 2008
Horário: 25/07 - 8h às 18h30; 26/07 - 8h30 às 18h
Local: UNIP - Unidade Campus Bacelar
Endereço: Av. José Maria Whitaker, 373 Mirandópolis - São Paulo - SP
Informações/Inscrições: (11) 3188-4252 – Departamento de Eventos
E-mail: eventos@apm.org.brwww.apm.org.br
Acontece Comunicação e Notícias
Heloísa Gonçalves ou Chico Damaso
www.acontecenoticias.com.br
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