terça-feira, 14 de outubro de 2008

ACT faz protesto contra indústria do tabaco, que se reúne em encontro internacional no Rio de Janeiro

A Aliança de Controle do Tabagismo – ACT faz um protesto nesta quarta-feira, 15 de outubro, das 10h às 12h, em frente ao Hotel Intercontinental, em São Conrado. Lá, estará começando o Global Tobacco Networking Forum, a primeira reunião dos grandes fabricantes de tabaco na América Latina, que vai até sexta-feira.
Um dos patrocinadores deste fórum é a British American Tobacco, da qual a Souza Cruz é subsidiária. A concentração para o protesto será às 9:30, no canteiro gramado entre as avenidas Prefeito Mendes de Moraes e Aquarela do Brasil. Em frente ao hotel, será montado um cemitério com 200 cruzes, simbolizando as 200 mil mortes ocorridas no Brasil, por ano, por causa do tabagismo.
Pessoas estarão vestidas de morte e distribuirão material sobre a indústria, desmontando conceitos como o de boa cidadania corporativa. Haverá ainda esquetes de teatro e hip hop. A intenção da ACT é chamar a atenção para a atuação da indústria do tabaco, reconhecida tanto pela Organização Mundial da Saúde quanto pela Justiça norte-americana e européia por estar por trás da epidemia tabagista e que atua em conjunto e coordenadamente para enganar a opinião pública, governos, comunidade de saúde e consumidores.
“É uma indústria pautada pela falta de ética e pela ausência de compromisso com a vida e a saúde de fumantes e não- fumantes, que mentiu, enganou e, de forma conspiratória, fraudou todo o mundo”, explica Paula Johns, diretora-executiva da ACT.
Acontece Comunicação

Farol Comunitário TV Web