sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A vivência indígena é uma alternativa para quem deseja ficar longe da agitação e dedicar o feriado para autoconhecimento

FILHOS DA TERRA REALIZA A “BUSCA DA VISÃO” NO CARNAVAL

O Brasil é conhecido como a terra do samba, e o Carnaval é um dos feriados mais esperados do ano. Mas, nem todo brasileiro gosta da tradicional agitação desta festa religiosa. Muitos optam por sossego e reservam esse feriado prolongado para cuidar de si. Para estes, a vivência da “Busca da Visão” (ou Vision Quest) a ser promovida pelo centro de estudos indígenas Filhos da Terra, pode ser uma boa opção para entrar em contato consigo e encontrar o equilíbrio.

A “Busca da Visão” é um antigo e tradicional rito de passagem dos índios norte-americanos, em que a pessoa vai a um local de poder a fim de obter respostas para certas questões, encontrar forças para superar algum obstáculo ou buscar orientação. Lá, ela pratica o jejum, faz orações e pede por uma visão ao longo de três ou quatro dias.

Diferente dos povos nativos, o homem urbano tem outros tipos de buscas e ansiedades. Por meio da “Busca da Visão”, ele visa a cura e a realização de desejos. O objetivo da cerimônia é colocar-se à prova e desenvolver seu poder pessoal e à medida que o indivíduo contempla a natureza, esperando por uma visão, ele exercita a paciência e a perseverança. Neste processo, ele se depara consigo e os bloqueios e a origem do trauma vêm à tona. O “buscador” sente a situação real de poder e passa a acreditar em si próprio. Disfunções como Síndrome do Pânico e Depressão, além de fobias, medos e ansiedades ficam claras diante da potencialidade da energia. Com a “Busca da Visão”, os processos de baixa auto-estima são revertidos, trazendo à tona o que realmente é necessário para viver.

Desde a década de 90 a cerimônia é realizada anualmente nas montanhas de Aiuruoca, Minas Gerais, e conduzida por Sthan Xanniã, pesquisador e xamã nativo da tribo Tupiguara(Ceará). Xanniã viveu três anos junto aos índios Navajos une em seu trabalho a sabedoria de seu povo com a de outras tradições indígenas ao redor do mundo.

VISION QUEST 2008
Onde: Patrimônio do Matutu (Aiuruoca/Minas Gerais)
Quando: de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2008
Reservas: Filhos da Terra
Tels.: (11) 5505-4208/5102-4506/4616-0695
Informações extras: contato@filhosdaterra.etc.br
visionquest.multiply.com

Sobre o Filhos da Terra
Filhos da Terra é um centro de pesquisas sobre a cultura indígena, dirigido pelo índio xamã Sthan Xanniã, que agrupa o Núcleo de Estudos e Terapias, Núcleo de Vivências e Cerimônias e a sede da ABRAX - Associação Brasileira de Xamanismo (regional São Paulo).


Assessoria de imprensa
Marília Reiter
(11) 8272-7687
mareiter@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.