quarta-feira, 7 de maio de 2008

Coca-Cola Brasil lança segunda edição da Semana Otimismo que Transforma


· A cada embalagem vendida entre 18 e 24 de maio, 2,3 centavos serão revertidos para o Instituto Coca-Cola Brasil
· Em 2007, a ação contou com grande adesão de consumidores e gerou R$ 4 milhões para projetos sociais do Instituto
· Programa de educação do Instituto reduziu evasão escolar de 4% (média nacional) para menos de 1%
· Programa de Reciclagem já coletou 4 milhões de quilos de embalagens
O Sistema Coca-Cola Brasil realiza este mês a segunda edição de sua iniciativa pioneira para alavancar recursos voltados à responsabilidade social. Trata-se da Semana Otimismo que Transforma, que acontecerá entre os dias 18 e 24 de maio. No ano passado, a Semana, então denominada “Cada Gota Vale a Pena”, arrecadou mais de R$ 4 milhões, que foram destinados a programas nas áreas de Meio Ambiente e Educação, através do Instituto Coca-Cola Brasil.
Durante a Semana Otimismo que Transforma, cada embalagem vendida de todo portifólio da empresa reverterá 2,3 centavos para o Instituto Coca-Cola Brasil, somando-se aos R$ 37 milhões que o Sistema Coca-Cola Brasil já investe anualmente em iniciativas sociais e ambientais.
“Nós, fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil, estamos engajados nesta campanha pelo segundo ano consecutivo. Será uma oportunidade única de contribuirmos ainda mais para solução de questões sociais, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas”, diz o presidente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola, Ricardo Vontobel.
Três das maiores redes de supermercados do País, Carrefour, CBD (Pão de Açúcar / Sendas / Extra / CompreBem) e Wal-Mart Brasil, farão parte da Semana Otimismo que Transforma, participando da divulgação da ação nos pontos de venda. Estão participando também Esso, Texaco, TAM, McDonald’s, Cinemark, Casa do Pão de Queijo e Subway.
O diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil e diretor de Comunicação da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, explica a nova campanha:
“O otimismo faz parte do DNA do nosso Sistema. Vamos usá-lo para transformar o mundo. Queremos mobilizar os consumidores para que juntos possamos construir um pais melhor!” Campanha A campanha elaborada pela agência de publicidade Ogilvy para a Semana Otimismo que Transforma contará com peças impressas para jornais e revistas, spots de rádio, filme, banners de Internet e material de divulgação em pontos de venda. A veiculação começa no próximo domingo, dia 11, e se estenderá até 24 de maio. Todas as emissoras de TV serão contempladas. As peças convidam os consumidores a participarem e explicam a mecânica da arrecadação e a destinação dos recursos. A campanha também fará uso de ações virais de Internet e merchandising. Será criado um ambiente especial no site do Instituto www.institutococacolabrasil.org.br.

Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Seu Conselho Consultivo tem a função de assessorar a administração do Instituto, orientar as políticas econômicas, sociais e financeiras e opinar sobre matérias que sejam submetidas pela diretoria da entidade. São membros do Conselho:
André Balbi - Rexam
Brian Smith - Coca-Cola Brasil
Carlos Lohmann - JV Mais
César Andrada - Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola
Isabel Fillardis - A Força do Bem e Doe seu Lixo
José Luiz Cutrale - Suco Cítrico Cutrale
Marco Simões - Coca-Cola Brasil
Ricardo Mello - Renosa – Industria Brasileira de Bebidas
Ricardo Vontobel - Vonpar Refrescos
Robert Wilson - Escola Americana e Opportunity Equity Partners
Roberto Civita - Editora Abril
Rodrigo Caracas - Coca-Cola Brasil
Viviane Senna - Instituto Ayrton Senna
Walter Susini - Alexandria Partners
A atuação do Instituto Coca-Cola Brasil dá ênfase a programas nas áreas da educação e meio ambiente. Os principais programas ligados ao Instituto são o Programa de Valorização do Jovem, Reciclou, Ganhou e Água das Florestas.
Programa de Valorização do Jovem O Programa de Valorização do Jovem foi implantado em 1999, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. O Programa atende 4.800 alunos do Ensino Fundamental em nove estados brasileiros. Até hoje já foram beneficiados mais de 23 mil estudantes. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada ao programa, alunos do 6º ao 8º ano com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos do 1º ao 4º ano, igualmente com dificuldades de aprendizado. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 0,7% contra uma média nacional de cerca de 4% registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Reciclou, Ganhou Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o Programa, operado em parceria com os fabricantes regionais autorizados, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores. O Reciclou, Ganhou apóia 37 cooperativas em 24 estados e a meta é chegar a todos os estados brasileiros até meados de 2009. Desde 1996, o programa já reciclou 4 milhões de quilos de embalagens. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com maior índice mundial de reciclagem de alumínio (96%) e um dos maiores em reciclagem de PET (51%).
Água das Florestas Com foco na recuperação, proteção e manutenção de bacias hidrográficas através da recomposição florestal de áreas próximas a rios e lagos, o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade. O resultado é uma força multidisciplinar que soma conhecimentos, tecnologias e recursos, atuando sobre um determinado manancial de forma integrada às comunidades locais. Em sua fase inicial, o programa contempla uma bacia hidrográfica inteira com a preservação manancial da Bacia do rio Piraí. O projeto prevê o reflorestamento com cerca 3,3 milhões de mudas de espécies nativas em uma área 3.000 hectares em até cinco anos. O investimento estimado é de R$ 27 milhões.
Sistema Coca-Cola Brasil O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Para saber mais, visite o site
www.institutococacola.org.br.

Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil
Raphael Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.