quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Prefeitura intensifica vacinação contra febre amarela neste sábado

Uberlândia não tem nenhuma notificação de caso suspeito de febre amarela. A informação é da Vigilância Epidemiológica, responsável pela notificação específica para cada agravo. Para manter o índice zero da doença, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização, estará com dois postos especiais de vacinação neste sábado, dia 12: no Terminal Central e na Praça Tubal Vilela, das 8h às 17h. Nos dias úteis, a vacinação continua em todas as unidades de saúde, inclusive nas dos Distritos, no horário comercial.

A incidência da febre amarela aumenta no período de chuvas, por causa da proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. “Nesta época do ano as pessoas aproveitam para viajar, por isso a necessidade da imunização, principalmente para aqueles que vão se dirigir às áreas de risco”, comenta a coordenadora do Programa, Maria Aparecida dos Santos. Ela alerta também a população da zona rural para que coloque o cartão de vacinas em dia, procurando os postos de vacinação na zona urbana.

Cobertura completa

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, desde 1998, já aplicou aproximadamente 630 mil doses da vacina, atingindo 105% de cobertura em todo o Município, sem nenhum registro da doença. A vacina está incluída nos calendários de vacinação, é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde do Município. “Além de garantir a imunização contra a doença, o comprovante de vacinação é uma exigência das empresas e instituições públicas”, ressalta a coordenadora Maria Aparecida dos Santos.

De acordo com ela, todas as pessoas que nunca foram imunizadas contra a doença ou que receberam a vacina há mais de dez anos devem procurar qualquer unidade de saúde do Município para receber a vacina contra a febre amarela. “Todas as crianças a partir dos nove meses de idade também devem ser vacinadas. Apenas as gestantes, alérgicos a ovo e pessoas que estão usando imunossupressores (corticóide) não podem receber a medicação”, orienta. “Quem tomou a dose há menos de 10 anos também não precisa se preocupar”, finalizou.


09/01/2008
Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Comunicação
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.