terça-feira, 22 de julho de 2008

O olhar da CNN International sobre a Amazônia

Os programas World’s Untold Stories e Eco Solutions expõem os segredos e as tentativas de salvação da Floresta Amazônica

Na próxima semana, a CNN International lança, em dois programas especiais, seu olhar sobre os mais de sete milhões de metros quadrados da Floresta Amazônica. Em WORLD’S UNTOLD STORIES, que vai ao ar no dia 23 de julho às 14h30, a série de documentários da CNN que leva o espectador a lugares raramente vistos na TV embarca para os recantos mais isolados e obscuros da Amazônia. E a edição de julho de ECO SOLUTIONS (dia 26 de julho, às 15h30 e às 21h30), apresentado pelo correspondente Harris Whitbeck, vai a fundo nas propostas para a preservação do território que representa mais da metade das florestas tropicais restantes em todo o planeta.

Contar histórias de tamanha intensidade que abram nossos olhos para um mundo que é ao mesmo tempo perturbador e cativante. Esta é uma das propostas dos documentários apresentados em WORLD’S UNTOLD STORIES. Em sua viagem ao coração da Floresta Amazônica, na região norte do Brasil, a equipe norte-americana revela como a população do local vem sendo afetada pelos recentes problemas econômicos de um mundo que está bem distante da vida que eles levam. Um dos assuntos mais pungentes, por sinal, é o aumento do preço do ouro a níveis recordes nos últimos anos, promovendo uma verdadeira corrida em busca do minério. A preocupação, no entanto, é que lugares como a Gruta da Juma se transformem numa versão moderna de Serra Pelada, no Pará – considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo e que, nas décadas de 70 e 80, foi palco de uma série de conflitos entre garimpeiros, alguns deles com resultados fatais.

Apesar de também falar sobre a Floresta Amazônica, o programa ECO SOLUTIONS vai mostrar inquietações diferentes. Depois de seis diferentes vôos e de complicadas viagens por estradas cada vez mais estreitas, o correspondente Harris Whitbeck finalmente completou sua jornada da Cidade do México até o vilarejo de La Petanha. Neste e em outros lugarejos, ele tenta mostrar como a preservação da Floresta Amazônica é fundamental para a sobrevivência de um amplo espectro de espécimes de vida selvagem, além de ser elemento-chave na luta contra as mudanças climáticas graças ao oxigênio liberado na atmosfera por tantos acres de árvores. Visitando pessoas que viveram no meio da floresta por gerações – incluindo os índios da tribo dos Surui, que até 40 anos atrás jamais tinha tido contato com qualquer civilização externa – Whitbeck mostra os esforços de preservação e estuda o delicado balanço ambiental entre a proteção do verde e o desenvolvimento econômico.

WORLD’S UNTOLD STORIES será exibido na quarta-feira, dia 23 de julho, às 14h30, com reprises no sábado, dia 26, à 0h e às 8h e no domingo, dia 27, às 18h.

ECO SOLUTIONS sobre a Amazônia vai ao ar no sábado, dia 26 de julho, às 15h30 e às 21h30, com reprises no domingo, dia 27, às 8h30 e 14h30 e também na quinta, dia 31, às 10h30 e 14h30.

CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 30 bureaus mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 186 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.


http://edition.cnn.com/
Thiago Silvestre/Luiza Barros
Fundamento

Sabrina Yamamoto
CNN

Farol Comunitário TV Web