
PELA TERCEIRA VEZ, SÃO PAULO COMEMORA A CHEGADA DO ANO NOVO CHINÊS. O ANO DO RATO PROMETE SER MARCADO PELAS OPORTUNIDADES E PELA FORTUNA
A terceira edição das comemorações do Ano Novo Chinês acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, na Liberdade, tradicional Bairro Oriental de São Paulo. A programação paralela inclui aulas de Tai Chi e exposição de pipas chinesas, no Parque do Ibirapuera, Festival Gourmet em restaurantes chineses e ainda uma visita ao Templo Zu Lai, em Cotia. A comemoração é uma oportunidade para mostrar a cultura oriental com danças folclóricas, shows musicais e comidas típicas. A entrada é gratuita.
Pelo terceiro ano consecutivo, os paulistanos poderão conferir as comemorações do Ano Novo Chinês, data mais importante do calendário da cultura chinesa. Organizada pela JCI Brasil – China, a festa acontece nos dias 26 e 27 de janeiro. As atividades de música, dança, artes marciais e culinária serão concentradas na Liberdade, o tradicional bairro oriental da cidade de São Paulo.
Para a entrada do Ano do Rato, será instalado um palco para apresentações na Praça da Liberdade e, nas ruas próximas, barracas temáticas onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a cultura, arte e a culinária chinesas. Os shows pirotécnicos que caracterizam a chegada do Ano Novo na China também farão parte da festa.
A partir do dia 19, a organização prepara uma série de atividades paralelas. Começando com uma exposição de caligrafia e de pinturas chinesas que se utilizam de uma técnica que remonta a mais de 2500 anos a.C. Está marcado também para o dia 20 uma visita ao Templo Zu Lai, situado em Cotia e considerado o maior templo budista da América Latina. Ainda para o dia 20, no Parque do Ibirapuera, estão programadas aulas de Tai Chi e uma exposição de Pipa chinesas. Durante o período das comemorações, que se iniciam no dia 19 e vão até o dia 27 de janeiro, restaurantes chineses da capital participarão de um Festival Gourmet, com cardápios e preços especiais. Interessados nas práticas da milenar medicina chinesa poderão conhecer mais sobre ervas medicinais e suas propriedades em uma palestra que ocorre no dia 23. Durante todo o dia 24, serão oferecidas sessões de acupuntura por um preço promocional em diversos estabelecimentos espalhados pela cidade.
Chineses e descendentes no Brasil comemoram o Natal dos cristãos e as duas passagens de ano. As famílias mais tradicionais seguem o ritual de seu país de origem, cozinhando, enfeitando a casa, soltando fogos. Outros saem para jantar na noite da virada do Ano Novo Chinês, comemorando, assim, a data, mas sem a pompa das comemorações chinesas. São Paulo está retomando o ritual, com a festa na Liberdade.
O ano do Rato
O ano do rato promete ser um período de abundância, com oportunidades e bons projetos. Será marcado pelo crescimento da economia do mundo e a austeridade nos negócios. De acordo com o horóscopo chinês, será um ano mais feliz do que a maioria: livre dos eventos e das guerras explosivas e com muito menos catástrofes.
Os nascidos no Ano do rato tendem a ser doces e amorosos. Podem ser tímidos, mas no seu interior são ferozmente competidores. Freqüentemente, recorrem aos gritos para chamar a atenção e agarram-se geralmente a uma ou duas pessoas com quem se identificam. Embora tenham uma disposição agradável, são possessivos em relação aos pais e amigos e morrem de ciúmes pela atenção dada a outra que não sejam eles.
Noite de ano novo
O Ano Novo é o maior feriado da China. Muitas pessoas viajam para encontrar seus familiares e tudo pára por cerca de 15 dias. Para a virada do ano, há uma série de providências O preparo das comidas leva dias. Fazem uma boa faxina na casa, enfeitam as portas com mensagens de prosperidade e paz escritas em papel vermelho e se arrumam com roupas novas. As mulheres usam vermelho com dourado e os homens azul-marinho com dourado.
A mesa é farta, com grande variedade de comida. Os frutos do mar ou do rio são os preferidos, especialmente porque o som da palavra peixe é o mesmo do da fartura. Mas comem de tudo na noite de Ano Novo: carne (porco), ave (pato), legumes, sopa, sobremesa. Para beber, chá, cerveja e a bebida destilada tradicional do país, feita de cereais (com cerca de 60% do valor alcoólico). Tudo isso depois da meia-noite e depois dos fogos que soltam conforme a lenda do Nian.
O homem mais velho da família presenteia as crianças com o HONG PAO, um envelope vermelho com dinheiro dentro, que não deve ser aberto na hora, como fazem com todos os presentes que recebem, independentemente da ocasião. Só comem após a meia-noite e no dia seguinte, pela manhã, saem para cumprimentar os vizinhos.
Sobre a JCI Brasil – China
Fundada em 2004, a JCI Brasil-China é um dos capítulos da JCI (Junior Chamber International), federação mundial que reúne jovens líderes e empreendedores com idades entre 18 e 40 anos.
A JCI, que hoje marca presença em mais de 100 países, chegou ao Brasil em 1947 e atualmente conta com cerca de 1.200 associações espalhados por mais de 40 cidades. A JCI Brasil-China é um dos capítulos cuja sede fica em São Paulo, subordinada e fiscalizada pela JCI Brasil, representante nacional perante a JCI Mundial.
A JCI acredita que desenvolvendo melhores líderes estará investindo também numa sociedade melhor. E este desenvolvimento da liderança é praticado por meio da capacitação, através de treinamentos, seminários e palestras sobre os mais diferentes temas, e através de programas sociais, onde os membros têm a oportunidade de conhecer melhor os problemas da sociedade e desenvolver suas habilidades criando projetos e trabalhando em grupo.
Além disso, a JCI incentiva o empreendedorismo e fornece uma rede de contatos que engloba cerca de 200 mil pessoas e mais de 1 milhão de ex-associados espalhados pelo mundo. Uma outra frente inclui o internacionalismo, onde os integrantes têm a oportunidade de conhecer outras culturas e ampliar seus contatos, melhorando a compreensão e aceitação necessárias para promover a paz entre os povos.
Escritório de Comunicação Lu Fernandes, com Leonardo Neto (Leonardo@lufernandes.com.br) ou Ivani Cardoso (ivanicardoso@lufernandes.com.br). Telefone (11) 3814.4600
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.