*Pe. José Augusto
Em 28 de dezembro comemoramos o dia da Sagrada Família. A família é um projeto de Deus, não um projeto humano. Quando retornamos para a nossa casa, precisamos encontrar essa família na figura do pai, da mãe e do filho. Muitos casais, infelizmente, não têm consciência de que foram criados por Deus. Por isso, fazem seus projetos humanos sem incluir Deus em suas vidas.
Se você não está consciente de que Deus o criou por amor, não está pronto para casar. Sim, porque se você foi criado por Deus, Ele te criou para uma finalidade. Uma das coisas mais lindas é que Deus nos criou não para vivermos só. A Sagrada Escritura mostra que Deus não quis que o homem ficasse sozinho. Deus tem como projeto que homem e mulher estejam juntos.
Família é missão, é vocação, tanto que ninguém se casa por medo de ficar sozinho. Você não tem que ser casado para não ser sozinho. Como sacerdote, eu não estou sozinho. Estou rodeado de pessoas o tempo todo. Você também nunca vai estar sozinho.
Deus chamou José e Maria, e Deus não chama um casal para não ter filhos, muito pelo contrário. É projeto de Deus que o casal tenha filhos, lembrando que pode uma esterilidade da parte de um dos dois. Os filhos são a finalidade do casamento. Casar para continuar vivendo sozinho, ah... isso não; não é isso o que Deus quer de vocês.
Algumas pessoas que não têm filhos, costumam ter a companhia de gatos ou cachorros. Às vezes, cuidam do animal de estimação, andando com o bichinho para lá e para cá, com toda paciência do mundo – enquanto não têm paciência de cuidar de um filho que Deus quer entregar a seus cuidados. É o marido de um lado, a esposa do outro e o animal de estimação no meio.
Homem e mulher são chamados para realizar o projeto de Deus. É preciso passar por uma experiência com Deus, abrir o coração, para saber o que Deus tem para cada um. É necessário passar pela experiência que um dia Maria, apesar de estar noiva de José, viveu também. José era um homem de bem, mas tinha dúvidas. O casal não pode desconfiar um do outro. Como você quer se casar com uma pessoa de quem você desconfia?
Qual é forma de não se desconfiar um do outro? É ter uma vida de oração. O anjo, em sonho, tirou todas as dúvidas de José tinha. Se você também duvida do seu cônjuge, peça a Deus para que ele coloque a certeza no seu coração. É para isso é que existe o tempo de namoro, o noivado. É necessário um tempo de conhecimento.
Maria e José percorreram esse caminho. O anjo do Senhor veio tirar todas as dúvidas do coração de José, pois Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Deus quis que José fosse a representação dEle aqui na terra com a finalidade de ter filhos.
Agradeça sempre: “Obrigado, Senhor, pelos meus filhos!” Os filhos serão sempre uma bênção. Ainda que você seja aquele filho que deu muito trabalho a seus pais, você é uma bênção, porque Deus te deu a seus pais; Deus te quis.
Os pais ficam planejando o futuro dos filhos antes mesmo de a criança nascer. Permita que o seu filho seja aquilo que Deus escolheu para ele. Quando você for rezar, diga: “Senhor, que meu filho cresça na graça diante de Deus”.
Com os braços erguidos agradeçamos a Deus pela nossa família. Que em nossa casa haja um ambiente de perdão. Peçamos a presença de Jesus, Maria e José para a nossa família. Sempre.
*Pe. José Augusto é sacerdote da Canção Nova
Ex-Libris Comunicação Integrada
Jornalistas: Ricardo Abel e Heloísa Paiva
Telefone: (11) 3266.6088 - ramais 233/206
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.