O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba receberá oficialmente, nesta quarta-feira (30), o poço profundo perfurado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), localizado no Centro de Reservação XI da autarquia, no conjunto Uberaba I.
A formalização da entrega do poço pela FCA ao município, passando a responsabilidade de operação para o Codau, está marcada para às 14h na sede do Ministério Público, com a presença de representantes do Codau, Prefeitura, Ferrovia e dos promotores Emmanuel Carapunarla e João Vicente Davina.
O poço foi construído em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela FCA com Ministério Público, como forma de ressarcimento ao município. A Ferrovia foi a responsável pelo acidente ambiental, em junho de 2003, quando ocorreu um descarrilamento de vagões, despejando no solo e leito do córrego Alegria, afluente do rio Uberaba, cerca de 700.000 litros de produtos tóxicos. A FCA se responsabilizou pela construção do poço, com os respectivos equipamentos de tubulação e bombeamento.
O poço tem 402 metros de profundidade e um motor de 600 CV de potência para bombear uma vazão média de 150 m3/hora. A água captada ali será destinada para o Centro de Reservação (CR) XI e distribuída para os bairros abastecidos pelo CR, uma zona de influência que abrange mais de 30 setores, desde o conjunto Uberaba I até o Residencial 2000.
Prefeitura Municipal de Uberaba
Codau - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Edna Costa
URA 29.01.08
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.