O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu ontem, dia 22 de janeiro, na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), dando início ao ciclo de trabalhos para o ano de 2008. O evento foi dirigido pelo presidente do Conselho e também secretário municipal de Gestão Estratégica e Comunicação, Dilson Dalpiaz; do comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Dilmar Fernandes Crovato; da presidente do Conselho Curador do Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) e da Aciub, Rosalina Vilela, além de representantes do trade. Na ocasião foi feito um balanço das realizações do Comtur em 2007. Também foi abordada a segurança pública para o desenvolvimento do turismo e a capacitação de jovens e adultos para atender este crescente mercado.
Na abertura da reunião, Dilson Dalpiaz evidenciou a importância de congregar as entidades, visando ampliar ações para o turismo em prol de beneficiar Uberlândia e região através do desenvolvimento econômico que a atividade traz para toda a cadeia produtiva. Já Rosalina Vilela, destacou o papel do Convention Bureau como um catalisador de eventos para a cidade. “O turismo de eventos é o setor que mais cresce no País, alavancando novos negócios e oportunidades”, afirmou.
A presidente da Associação das Agências de Viagens do Triângulo (Avit), Lucy Crosara, anunciou que o Estado de Minas Gerais foi inserido no Projeto Viaja Mais – Melhor Idade, promovido pelo Ministério do Turismo, e que Uberlândia fará parte do roteiro. Para tanto, será promovido na cidade, no dia 25 de fevereiro, um treinamento para capacitar os agentes de viagens a receberem os turistas da melhor idade.
Outro item abordado foi a segurança pública e o desenvolvimento de políticas sérias para incrementar o setor. Na oportunidade, o coronel Crovato apresentou os avanços na área, destacando a implantação do videomonitoramento no hipercentro de Uberlândia, a efetivação de mais de 300 novos policiais, novos equipamentos e o incremento da logística estratégica para que moradores e visitantes tenham mais segurança.
Na área educacional, o diretor do Senac Uberlândia, Paulo Barata, ressaltou que o Governo do Estado ofertará gratuitamente cursos nas áreas de agenciamento, operações turísticas, hotelaria e eventos. “Trabalhar os jovens e ensiná-los uma profissão, para termos pessoas capacitadas para o mercado e com melhores condições de receber e desenvolver o turismo em Uberlândia”, comentou Barata.
23/01/2008
Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Comunicação
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239- 2684 / 2441 / 2883
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.