sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Dia de Mobilização de Ação Global acontece em mais de 70 países


Sete anos após sua primeira edição, o Fórum Social Mundial (FSM) não terá uma reunião central em 2008. Os organizadores decidiram realizar um "Dia de Mobilização e Ação Global" no próximo sábado (26), coincidindo com o período do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, ao qual surgiu como contraponto.

A organização do FSM tem registros de mais de 800 eventos em 72 países programados para o mesmo dia. No Brasil, pelo menos 19 cidades terão atividades. As manifestações de 2008 seguirão diferentes propósitos em cada local.

O Dia de Mobilização e Ação Global tem o apoio do Partido dos Trabalhadores. Na última reunião do ano passado, em dezembro, a Executiva Nacional do PT aprovou resolução convocando a militância para organizar ações no próximo dia 26 (leia aqui).

Descentralização

Depois de identificado com Porto Alegre, que foi sede de três edições consecutivas (2001, 2002 e 2003), o encontro de movimentos sociais migrou para Mumbai, na Índia (2004), retornou à capital gaúcha (2005), foi divido em três (Caracas/Venezuela, Karachi/Paquistão e Bamako/Mali) em 2006 e estabeleceu-se em Nairóbi, Quênia, no ano passado.

A descentralização serviu para levar o FSM a diferentes regiões e dar oportunidade a participantes que teriam dificuldade de cobrir os custos de deslocamento até locais distantes. Ao mesmo tempo, o dia mundial de mobilização tem o sentido de realizar atos nas cidades em que as pessoas vivem e não apenas naquela em que ocorre o fórum. O FSM retornará ao Brasil em 2009, quando Belém (PA) foi escolhida como sede. A fórmula da reunião de 2010 ainda não está definida.

Confira algumas ações programadas para o Dia de Mobilização e Ação Global no Brasil:

Em São Paulo, a partir das 9h, haverá o Sábado Feira, no Centro de Eventos São Luis, na região da avenida Paulista - um evento cultural e político para compartilhar ações e projetos. Além das exposições, haverá espaços para debates, rodas de conversa, de música, apresentações de coral, de danças indígenas, de teatro e a participação de comunidades de fora da capital, como os quilombolas do interior e do litoral paulista.

Além disso, haverá também atividades de rua em diversas regiões da cidade, entre elas uma peça teatral, a partir das 14h, na região central, que tratará de temas que vão da agricultura familiar aos direitos sociais e trabalhistas, e um grande ato político, às 15h, na praça Ramos de Azevedo.

Em Belém (PA), um desfile de Carnaval tomará as ruas da cidade. Já no Rio de Janeiro, haverá uma feira alternativa e um show gratuito, o "Rio com Vida!", às 10h, no Aterro do Flamengo.

Em Curitiba (PR), acontecerá, a partir das 9h, uma marcha de mobilização para o Fórum Social do Mercosul, que ocorrerá entre 18 e 21 de abril. Além disso, haverá uma "bicicletada" às 10h - pedalada com duração de uma hora pelo centro da cidade demonstrando a viabilidade da bicicleta como meio de transporte urbano e ao mesmo tempo conscientizando ciclistas e motoristas sobre seus direitos e deveres.

Também acontecerão atividades em Natal (RN), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Pelotas (RS).

Fonte: www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.