segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Enfermagem em cardiopatia é foco de lançamento da Yendis Editora

Os problemas cardiovasculares são responsáveis por altos índices de óbitos em todo o mundo. Somente no Brasil, cerca de 160 mil pessoas morrem anualmente em decorrência desses males. Médicos e demais profissionais da saúde necessitam, cada vez mais, de um excelente preparo para prestar atendimento adequado, para auxiliar a boa recuperação do paciente e, simultaneamente, para reverter esse quadro.

Um novo lançamento da Yendis Editora, Cardiopatias – Avaliação e Intervenção em Enfermagem, enfoca os eventos cardiovasculares em toda a sua abrangência, desde as questões básicas de fisiologia até mecanismos mais complexos da cardiologia. Aborda também as cirurgias cardíacas e todo o processo de reabilitação. Além disso, propõe um olhar humanístico para a assistência ao paciente, desvinculando-o da doença.

“A medicina como um todo se organiza por especialidade; com a enfermagem não é diferente. Para tratar do tema, utilizamos uma abordagem técnica, mas sem deixar de privilegiar uma clientela mais específica, os enfermeiros mais ligados às cardiopatias. Tivemos a preocupação de focar a comunicação com o paciente e a humanização do atendimento, sob aspectos sociais, emocionais e ambientais”, explica uma das organizadoras, Nébia Maria Almeida de Figueiredo, doutora em enfermagem e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Em Cardiopatias – Avaliação e Intervenção em Enfermagem, os autores, todos profissionais com mais de trinta anos de atuação em enfermagem, utilizam a sólida experiência prática para abordar os princípios básicos do sistema cardiovascular, as principais drogas utilizadas em cardiologia, como os anti-hipertensivos e os vasodilatadores, e a classificação de fatores de risco, com tópicos sobre hipertensão, diabetes e tabagismo, entre outros pontos.

“O intuito é justamente oferecer um rico e atualizado conteúdo dentro de procedimentos e técnicas já consagradas. Contemplamos boa parte das cardiopatias, de acordo com sua gravidade, constituindo, assim, uma ferramenta de consulta rápida e prática aos profissionais de enfermagem”, completa dra. Joséte Luzia Leite, professora titular emérita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Cardiopatias – Avaliação e Intervenção em Enfermagem é voltado para estudantes de enfermagem em níveis técnico, graduação e demais especializações, bem como a profissionais da área. Mais informações no telefone (11) 4224-9400 ou pelo website www.yendiseditora.com.br

Coordenadores

NÉBIA MARIA ALMEIDA DE FIGUEIREDO
Livre-docente em Administração de Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP-UNIRIO).

MARLUCI ANDRADE CONCEIÇÃO STIPP
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunta do Departamento de Metodologia da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Gerência e Exercício Profissional em Enfermagem (NUPEGEPEn).

JOSÉTE LUZIA LEITE
Livre-docente em Enfermagem Médico-Cirúrgica e professora emérita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro da diretoria do Núcleo de Pesquisa em Educação, Gerência e Exercício Profissional em Enfermagem (NUPEGEPEn) e do Núcleo de Pesquisa Histórica da Enfermagem Brasileira. Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).


Cardiopatias – Avaliação e Intervenção em Enfermagem
Yendis Editora
1ª edição
352 páginas
www.yendis.com.br
(11) 4224-9400

Informações adicionais à imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
Kelly Silva ou Chico Damaso
(11) 3873-6083 / 3871-2331
acontece@acontecenoticias.com.br
chicoacontece@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.