
Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou; sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram. Acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele se tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome, só Deus sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir à humanidade que por ele passou indiferente.”
Esse pensamento é do anatomista Rokitanski (1876), famoso nas paredes de muitos laboratórios e também escrito na última página do livro Anatomia humana: dignidade no corpo sem vida? , lançamento da PAULUS Editora.
A Anatomia humana estuda a estrutura e os sistemas do corpo humano e, por isso, sempre despertou interesse por parte dos estudiosos e da sociedade. Porém, essa disciplina ainda não conquistou a harmonia necessária para se desenvolver, devido à falta de informação sobre sua necessidade para as ciências da saúde.
A metodologia mais consagrada no meio anatômico é a dissecação de peças cadavéricas formolizadas (segundo o dicionário da Língua Portuguesa, a dissecação consiste na separação com instrumento cirúrgico das partes de um corpo ou órgão de animal para estudos da respectiva anatomia), mas alguns fatores dificultam atualmente este estudo como, por exemplo, a falta de cadáveres devido a legislação atual e o surgimento de novas tecnologias que tentam imitar o corpo humano.
Anatomia humana: dignidade no corpo sem vida? explora vários pontos que se relacionam com a polêmica da dissecação como, por exemplo, aspectos ético-legais sobre a utilização de cadáveres para pesquisa, a espiritualidade e a saúde humana e a relação médico-paciente.
Leo Pessini é doutor em Teologia Moral/Bioética e professor no programa de mestrado
do Centro Universitário São Camilo. Autor de várias obras na área da Bioética e superintendente da União Social Camiliana.
Cristiane Regina Ruiz é doutora em Morfologia pela UNIFESP e docente da disciplina Bioética dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário São Camilo.
Serviço
Título: Anatomia humana e ética: dignidade no corpo sem vida?
Autores: Léo Pessini; Cristiane Regina Ruiz
Coleção: Questões Fundamentais da Saúde
Acabamento: brochura
Formato: 10,5 x 18 – 65 páginas – R$ 10,00
Áreas de interesse: Saúde, Bioética e áreas afins.
Público- alvo: profissionais e estudantes da área da saúde, pacientes e interessados no assunto.
Simone de Maximo – (11) 5087-3742 – imprensa@paulus.com.br
Ricardo Aretini - (11) 5087-3734 - assessor.imprensa@paulus.com.br
Gostaria de conhecer melhor o livro: Anatomia humana e ética: dignidade no corpo sem vida?.
ResponderExcluir