Entre as ações previstas, distribuição de panfletos para motoristas e pedestres
Com o objetivo de contribuir com a segurança das comunidades que vivem próximas à linha férrea e manter o bom funcionamento das operações ferroviárias durante o Carnaval, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está montando uma força tarefa nas cidades por onde a ferrovia passa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Sergipe e Bahia. A ação busca evitar ocorrências envolvendo terceiros durante a folia.
A partir de amanhã, 1º/02 até terça-feira 05/02, empregados da FCA irão distribuir para pedestres e motoristas, nos cruzamentos da ferrovia com rodovias, panfletos com dicas de segurança. Também irão colocar cartazes educativos em bares, hotéis e outros pontos com grande movimento de pessoas. Faixas com mensagens de alerta serão colocadas em locais onde as festas acontecem próximas à ferrovia. Uma das mensagens contidas no material distribuído é: “Brinque o carnaval, mas não brinque com sua vida”.
Em Minas Gerais serão contempladas as cidades de Além Paraíba, Bambuí, Bocaiúva, Uberaba, Carmo do Cajuru, Campos Altos, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, Mateus Leme, Prudente de Morais, Patrocínio e Matosinhos. Já no Rio de Janeiro, Macaé e Angra dos Reis. No estado paulista serão cobertas pela Operação Carnaval da FCA as cidades de Aguaí, Águas da Prata e São João da Boa Vista. Em Goiás, Luziânia, ValParaíso, Ipamerí, Pires do Rio e Catalão. Já nos estados do Nordeste, na Bahia: Esplanada, São Felix, Cachoeira, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Candeias, Conceição de Feira; em Sergipe, Riachuelo e Itabaianinha.
Em alguns locais, os desfiles de carnaval acontecem muito próximos à linha férrea. Por conta disso, a FCA divulga dicas que podem garantir a segurança da comunidade e da operação ferroviária, não somente no carnaval, mas em qualquer época do ano:
· Ao ouvir o apito sonoro da buzina, fique atento. É sinal de que o trem vai passar. Essa medida faz parte do regulamento da FCA e tem como objetivo alertar a população sobre a passagem do trem;
· A cruz de Santo André é a sinalização que fica nas passagens em nível (cruzamento da ferrovia com rodovias, avenidas ou ruas). Antes de cruzar a ferrovia, pare, olhe e escute. Cruzar a linha férrea sem parar o veículo é infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O condutor que infringir o Código pode levar multa, perder até 7 pontos na carteira e, o mais importante, pode estar se arriscando;
· Só atravesse em locais seguros e onde houver sinalização. Nunca atravesse entre os vagões;
· Não pegue carona no trem;
· Nunca jogue lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos. Alguém pode se machucar e a atitude também pode atrapalhar a operação ferroviária, causando até mesmo um acidente;
· Nunca ande, brinque, sente e nem descanse nos trilhos. Respeite a faixa de segurança (distância mínima de 6 metros em relação aos trilhos para se caminhar com segurança).
A central de atendimento ALÔ FERROVIAS, que atende pelo 0800-285 7000 (ligação gratuita), também estará de prontidão para orientar o público sobre a segurança na ferrovia durante o Carnaval.
FCA
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) é uma concessionária do transporte ferroviário de cargas desde setembro de 1996, a partir do processo de desestatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A FCA é responsável pela operação de uma malha com 8.093 km de linhas e abrange sete estados - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, SÃo Paulo - e o Distrito Federal.
Uma das maiores ferrovias do país em extensão, a FCA é também o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Sua frota atual é formada por cerca de 12 mil vagões e 500 locomotivas, todas monitoradas via satélite (GPS). Os principais produtos transportados pela concessionária são: combustíveis (álcool e derivados de petróleo), calcário, soja, farelo de soja, cimento, bauxita, ferro gusa, clínquer, fosfato, cal, produtos petroquímicos e siderúrgicos.
Operação Carnaval: de 1º a 05 de fevereiro de 2008
Rio de Janeiro: Angra dos Reis
Minas Gerais: Além Paraíba, Bambuí, Bocaiúva, Campos Altos, Carmo do Cajuru, Janaúba, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, Mateus Leme, Matosinhos, Montes Claros, Monte Azul, Patrocínio, Prudente de Morais, Uberaba e Uberlândia.
Distrito Federal: Brasília
Goiás: Catalão, Ipameri, Luziânia, Pires do Rio e Valparaíso
São Paulo: Aguaí , Águas da Prata e São João da Boa Vista
Sergipe: Riachuelo e Itabaianinha
Bahia: Brumado, Camaçari, Candeias, Castro Alves, Conceição de Feira, Santa Luz, Santo Amaro, São Felix, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho e Queimadas.
Assessoria de Imprensa FCA
Ernesto Batista
(31)3279-5726 / 8623-3567
Júnia Magalhães
3279-5723 / 8758-8002
c0049718@vale.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.