O esforço e a dedicação dos pais, policiais civis, em apoiar o filho portador de necessidades especiais na realização de um sonho valeram a pena. O estudante Lucas Samuel Réus Araújo, 19 anos, que sofreu lesão cerebral, durante o parto – afetando-lhe a fala e a coordenação motora -, acaba de ser aprovado no Paies da Universidade Federal de Uberlândia e vai cursar, a partir deste ano, Engenharia Civil na instituição.
Lucas é filho do subinspetor Sebastião Alves de Araújo e da delegada Marluce Gomes da Costa Araújo. No dia 23 de janeiro ele recebeu a notícia de que havia sido aprovado no Paies, embora, dias antes, tivesse prestado as provas da primeira etapa do vestibular anual da instituição, na qual também foi aprovado. Só não compareceu à UFU para fazer a segunda fase do processo seletivo normal porque não era mais necessário.
O estudante nasceu de parto prematuro e nos exames iniciais os médicos constataram uma lesão cerebral. Somente andou a partir dos 10 anos e até hoje ele apresenta problemas de fala e na coordenação motora. Ainda assim os pais o colocaram na escola e o acompanham, desde os seus três anos de idade, na terapia ocupacional, na fisioterapia e na rotina médica.
Lucas sempre estudou em escolas comuns, como qualquer estudante normal. Ele sempre compareceu às aulas ao lado de uma acompanhante, que escreve e anota as matérias. Em casa, ele as lê e as estuda e dita à ela a solução de questões e como desenvolver os trabalhos escolares. Seu sonho desde a infância era fazer Engenharia Civil e agora o sonho é realizado.
30/01/2008
Imprensa_16a.DRPC
Pedro Popó
imprensa.uberlandia@pc.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.