Excelentes profissionais e tecnologia de primeiro mundo garantem os cuidados com os animais.
O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), um dos mais bem equipados centros de atendimento de animais do país, bateu recorde de atendimento no ano passado. Segundo o gerente administrativo do HVU, Roberto Jerônimo Borges, em 2007 foram registradas 8396 internações, 5962 consultas e em 2006 foram 8133 internações, 5405 consultas. O número de retornos também aumentou para 3765. Foram 370 a mais em relação a 2006. O Hospital, referência em biotecnologia de reprodução, registrou 498 procedimentos no ano passado.
O HVU está inserido no Campus das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) desde agosto de 2000. Ele é uma realidade graças à parceria entre Fundagri - Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias, mantenedora da Fazu, ABCZ -
Associação Brasileira de Criadores de Zebu e Uniube – Universidade de Uberaba. O convênio determinou a implantação do curso de Medicina Veterinária, com as disciplinas práticas e profissionalizantes oferecidas no Campus Fazu e as básicas na Uniube.
No HVU, o atendimento é feito por veterinários e residentes durante 24 horas por dia. Alunos também realizam atendimento com o acompanhamento de professores. Segundo Roberto Jerônimo, as férias atuais não interromperam os atendimentos no Hospital.
Instalado em um espaço de 20 mil metros quadrados, o HVU, tem mais de cinco mil metros quadrados de área construída. O Hospital é considerado um dos mais bem equipados da América Latina. Seus prédios oferecem atendimento clínico e cirúrgico a animais de pequeno, médio e grande portes, em instalações adequadas como: consultórios, blocos cirúrgicos, UTI, locais para internações e Centro de Reprodução Animal. Possui, também, um anfiteatro.
Segundo o diretor administrativo da Fundagri, a iniciativa de construção do HVU foi motivada pela posição de destaque que o Triângulo Mineiro ocupa na pecuária brasileira, em termos de plantel e no desenvolvimento de programas de seleção e melhoramento genético. Para a diretora acadêmica da Fazu, Dionir Andrade, a instituição, que já tem tradição de referência em educação para as Ciências Agrárias, conquistou também credibilidade em saúde animal graças aos resultados do HVU.
Em agosto do ano passado, a Fundagri entregou ao Instituto de Estudos Avançados José Caetano Borges o Centro Cirúrgico para Grandes Animais do HVU. Com isso, a pecuária brasileira ganhou uma infra-estrutura moderna, que conta com aparelhos que estão disponíveis em poucos hospitais do mundo.
O grande diferencial do HVU são os atendimentos raros no país de odontologia e oftalmologia animal. O Hospital realiza cirurgias que vão das mais simples, como cesarianas e hérnias umbilicais, às mais complexas como abomaso pexia (abdômen), entrópio (olhos), laparotomia eqüina (cólica), correções ortopédicas, ovarioectomia, implantes ósseos - inclusive dentários. O HVU faz, ainda, eletrocardiograma e ultra-som.
Confira os números de 2007
Exames de imagem: 2081
Exames de patologia clínica: 5996
Exames de anatomia e patologia: 162
Exames de Medicina Veterinária Preventiva: 3878
Procedimentos Odontológicos: 85
Procedimentos Cirúrgicos – Pequenos Animais: 735
Vacinas: 552
Exames de Andrologia: 58
Medicamentos/Procedimentos não Cirúrgicos: 3387
Procedimentos Cirúrgicos – Grandes Animais: 102
Procedimentos Anestésicos: 320
Procedimento Oftalmológico - pequenos animais: 54
Procedimento Oftalmológico - grandes animais: 24
Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
CEP: 38.061-500
Fone (34) 3318-4188 - 0800 34 30 33
www.fazu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.