Primeiro software gratuito de automação comercial do mercado é lançado para pequenos varejistas através de acordo exclusivo com SPC e deve beneficiar, já no primeiro ano, 10 mil estabelecimentos
72% do varejo brasileiro, representado por pequenos estabelecimentos de até dois check-outs, poderão fazer download de software de forma gratuita
A partir desta semana, mais de 900 mil estabelecimentos no Brasil todo, com até dois check-outs, podem baixar pela internet, e instalar em suas lojas um software de automação comercial totalmente gratuito, através do site www.zanthus.com.br: o Zeus Free, que comunica-se com a maioria das impressoras fiscais homologadas pelo Fisco e executa funções de venda, tanto à vista quanto a prazo, tratando diversas formas de pagamento - dinheiro, cheque, cartões, tickets --, e ainda possibilita o controle financeiro emitindo todos os relatórios fiscais e gerenciais que facilitam operação e administração destes estabelecimentos.
O sistema foi desenvolvido pela Zanthus, empresa brasileira pioneira que atua há 29 anos no mercado de hardwares e softwares de automação comercial, e que conta com uma base instalada acima de 25 mil licenças de softwares para automação em cerca de mil clientes em todo o Brasil.
Para aumentar a utilidade do Zeus Free para o lojista, a Zanthus firmou acordos com empresas fornecedoras de informações de crédito, fabricantes de hardware para automação e prestadores de serviços, desenvolvendo interfaces especificas para as soluções destes parceiros. Apenas através da parceria com o SPC, 668 CDLs e 150 mil associados serão abordados para a difusão do Zeus Free.
O lançamento do Zeus Free é a estratégia da empresa para entrar no segmento do pequeno varejo, uma vez que foi detectada a crescente dificuldade deste empresário em encontrar plataformas tecnológicas de custo acessível que atendam às exigências fiscais e que permitam o uso de uma ampla gama de hardwares oferecidos no mercado. Com o software de automação comercial gratuito, além estar de acordo com as exigências fiscais, a empresa passará a atender melhor seus clientes, prestando melhores serviços, e estará apta a competir com grandes varejistas. A Zanthus acredita que o sistema é ideal, entre outros segmentos, para rede de franquias, onde a barreira de custos para adoção de soluções uniformes de automação impede o intercambio eletrônico de informações entre franqueados e franqueadores.
A expectativa da Zanthus com o lançamento do Zeus Free é atingir 10 mil varejistas no primeiro ano, 40 mil num prazo de três anos e 50 mil após cinco anos do seu lançamento.
"A partir do Zeus Free, o varejista perceberá a vantagem de um sistema de automação e à medida que sentir o quanto ele auxilia a gestão de seu negócio, tornando-o mais competitivo, poderá evoluir para recursos mais complexos, de acordo com o seu perfil de atuação e sua sofisticação operacional", argumenta o executivo da Zanthus.
Os varejistas, com até dois check-outs, poderão fazer o download do Zeus Free, para as plataformas mais comuns do varejo, DOS, Linux e Windows, através do site da Zanthus.
O potencial do pequeno varejo segundo dados ACNielsen
O pequeno e médio varejo tiveram, juntos, o melhor desempenho em relação a todos os canais de distribuição nos primeiros oito meses de 2007, com crescimento de 5,5% dos pequenos e 7,1% dos médios.
Este resultado consolidado nos primeiros oito meses do ano é a constatação de uma tendência que há mais de cinco anos vem sendo percebida, quando no período de 2002 a 2005, o pequeno varejo passou de 34,1% para 37,1% em importância, já que as principais cadeias perderam importância frente às menores organizações. A causa desta movimentação está no comportamento do consumidor, que passou a repor suas compras com mais freqüência, já que mais de 70% das categorias auditadas pela ACNielsen apresentam preços menores ou iguais que os auto-serviços de dez ou mais checkouts. Sem vantagem aparente, o consumidor se sente plenamente atendido em suas necessidades pelo pequeno varejo perto de casa.
Outro estudo, realizado em maio de 2007, também confirmou o crescimento do pequeno varejo tanto em valor (8,3%) como em volume (5,8%). No setor supermercadista, os de pequeno porte cresceram 12,5% em valor e 11,8% em volume, contra um a queda de 4,5% em valor e 5,4% em volume dos hipermercados no período.
"Estes números comprovam a necessidade de um programa de gestão que torne o pequeno varejo tecnologicamente competitivo para enfrentar a concorrência, justificando a estratégia da Zanthus, com a implantação do Zeus Free", finaliza Queiroz.
Para se ter uma idéia do potencial do Zeus Free no mercado, apenas 47% das lojas varejistas possuem check-outs informatizados, segundo dados da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.
Para downloads e mais informações, acesso o site www.zanthus.com.br
Maria Cecília Martins
mariacecilia.martins@mcocom.com.br
MCO Comunicação Empresarial
Rua Sergipe, 446 - Conj.171
Tel./Fax.: (11) 3231-3132
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.