quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro revela retrato da leitura no país

Resultados serão apresentados neste trimestre

Criado em outubro de 2006 com o objetivo de desenvolver ações de fomento à leitura e acesso ao livro no Brasil, o Instituto Pró-Livro (IPL) entra na fase final de seu primeiro grande projeto: traçar o comportamento do leitor brasileiro através da pesquisa “Retratos da Leitura”.

O estudo vai desenhar o atual cenário da leitura com perspectivas de motivação, participação do educador, acesso ao livro, até a presença e o papel das bibliotecas públicas na formação de leitores.

Essa é a segunda pesquisa do gênero realizada no Brasil. A primeira aconteceu em 2001sob a chancela da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) e da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), que revelou a leitura de 1,8 livro per capita no país.

Apoiada em uma nova metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), a “Retratos da Leitura II” será capaz de padronizar as medições dos países da região e trará resultados que permitem comparações internacionais.

Aplicada em 313 municípios de todos os estados brasileiros pelo Ibope Inteligência, entra agora em fase final, com a análise de renomados especialistas em leitura e educação dos dados obtidos.

O Instituto conta também com a consultoria do especialista Galeno Amorim e uma comissão formada por representantes de seus fundadores (CBL, SNEL e Abrelivros), que orientam e acompanham todo o desenvolvimento do projeto.

O IPL divulgará os resultados no primeiro trimestre de 2008 em um seminário que terá o propósito de discutir as condições apresentadas e levantar medidas necessárias para melhoria do quadro no país.

Sobre o Instituto Pró-Livro
Em meio a estudos e encontros para discutir os caminhos da leitura e do livro no país, representantes do Governo e de entidades do livro, firmaram em outubro de 2006 a criação do Instituto Pró-Livro (IPL).

Com o papel de impulsionar as ações de melhoria do hábito de leitura do brasileiro e acesso ao livro, o IPL tem como principal objetivo promover e incentivar ações para a reversão deste quadro.

A associação de caráter privado e sem fins lucrativos conta com o apoio de três importantes entidades do mercado livreiro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e a Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros).


Jô Ribes Comunicação
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