quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Programa de residência artística entre o Brasil e o Reino Unido

PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA O ARTIST LINKS TERMINA DIA 21

Artistas de todas as vertentes podem se inscrever no programa de residência artística entre o Brasil e o Reino Unido promovido pelo British Council

O prazo para inscrições para o Artist Links, programa de intercâmbio e residência artística promovido pelo British Council e o Arts Council England, termina dia 21 de janeiro. Formulários e notas de orientação estão disponíveis no site www.artistlinks.org.br. Artistas Brasileiros que trabalham com música, artes cênicas e dramaturgia, live art, literatura, artes visuais, novas mídias e dança em diversos estágios da vida artística podem enviar a documentação até o dia 21 de janeiro de 2008 pelo e-mail artistlinks@britishcouncil.org.br.

O objetivo do programa é criar uma rede de colaboração entre artistas brasileiros e britânicos por meio de um período de residência e pesquisa e assim promover intercâmbios, produções conjuntas e oportunidades de desenvolvimento entre artistas dos dois países. A ajuda de custo prevista para cada projeto varia de £3.000 a £8.000, dependendo das necessidades da proposta. Não há um formato particular de residência, e isso dependerá dos planos e dos objetivos de cada um.

A qualidade artística da proposta constitui um critério de suma importância na seleção e a duração da residência dependerá de cada projeto - e do orçamento - proposto pelo artista. Cada projeto é selecionado em um processo aberto por membros do Arts Council England e do British Council, com base em avaliações externas de profissionais da arte do Brasil e do Reino Unido. O programa conta com parcerias em ambos países com importantes instituições de arte que compartilham dos mesmos objetivos e podem oferecer apoio profissional aos artistas durante sua residência.

Iniciado em 2003, o programa piloto apoiou e construiu pontes culturais entre Inglaterra e China. A primeira etapa brasileira aconteceu no início deste ano. Até agora, treze propostas brasileiras e britânicas já foram aprovadas e diversas pesquisas e parcerias já estão em andamento.

Entre os projetos selecionados nas etapas anteriores, a MC, rapper e educadora social de Hip Hop Negra Rê viajou ao Reino Unido para conhecer as manifestações inglesas de spoken word e representou o Brasil no b.supreme, o mais importante evento do Hip Hop feminino na Inglaterra. Durante sua residência, Negra Rê tem trabalhado com músicos ingleses e desenvolvido novas técnicas e abordagens para seu trabalho.

O artista visual Ricardo Carioba, da Galeria Vermelho de São Paulo, faz uso de tecnologias digitais para trabalhar imagem e som. Na Inglaterra, ele tem a oportunidade de ver in loco o desenvolvimento da arte contemporânea do país em instalações de sons e vídeos, fotografia e objetos eletrônicos e traçar uma relação entre a produção daqui e de lá. Carioba revela as influências desta experiência na individual que ele inaugura este mês na Embaixada Brasileira em Londres.

Em direção contrária, músicos britânicos como Matt Lewis e Cleveland Watkiss chegaram ao Brasil para uma temporada de imersão na sonoridade brasileira.

Em comum, ambos têm a improvisação como forma de criação. Enquanto Lewis concentra-se na captação de sonoridades para criar música experimental e ambientes imersivos, Cleveland descreve seu trabalho como uma orquestra de um homem só. Os dois estão em São Paulo criando parcerias com pessoas como Giuliano Obici, no caso de Lewis, e Cadu da Toro, no caso de Cleveland.

Entre os outros artistas selecionados para o programa estão a mineira Maria Leite, que desenvolveu os bonecos da minissérie Hoje É Dia De Maria, exibida na Rede Globo, e cujo trabalho está ligado a técnicas de manipulação de marionetes e animação; o artista Fabiano Marques, de São Paulo, que se dedicou a pesquisar conceitos da economia e história para então aplicá-los à questões relativas a arte; entre outros artistas.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente por meio da atuação em cinco áreas: Educação; Língua Inglesa; Ciências; Artes; Governança e Direitos Humanos. A organização atua em 222 cidades e 110 países, com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Assessoria de Imprensa do British Council Brasil
Textual Serviços de Comunicação
Betina Moura
Tel: + 55 11 3045-6922
betina@textual.com.br
Melissa Ribeiro
Tel: +55 21 3206-6206
melissa@textual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.