segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Programa leva cidadania e cultura para áreas rurais no interior de Minas por meio do incentivo à leitura


Mais de 400 famílias no Triângulo Mineiro serão beneficiadas com o programa de incentivo à leitura, Arca das Letras - Foto: Emmanuelle Caiafa

Na próxima quarta-feira, dia 23 de janeiro, a cidade de Iturama, no extremo do Triângulo Mineiro, a 763 km de Belo Horizonte, sediará a solenidade de entrega de 13 Arcas das Letras, que vão beneficiar comunidades em cinco cidades daquela região. As Arcas são pequenas bibliotecas, que são doadas para cada comunidade rural, com o número médio de 220 livros por Arca.

Arca das Letras é um programa de bibliotecas desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, especialmente para comunidades rurais, com o objetivo de incentivar a leitura em assentamentos da reforma agrária em comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

As 13 arcas vão beneficiar mais de 400 famílias de agricultores, espalhados em 13 comunidades dos municípios de Limeira do Oeste, Gurinhatã, Tupaciguara, Iturama e Veríssimo.

O Programa conta com a participação das populações rurais nas etapas de planejamento, implantação e desenvolvimento, possibilitando sua gestão autônoma e coletiva. Os moradores escolhem assuntos de seu interesse para formar os acervos, indicam o local de instalação das bibliotecas (na casa de um morador ou na sede de uma associação rural) e seus agentes de leitura, pessoas que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.

De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados e, em seguida, organizados. As Arcas são pequenas caixas-estantes – verdadeiras "arcas das letras" e comportam mais de 200 livros. Elas são fabricadas em marcenarias de penitenciárias, por trabalhadores sentenciados que recebem bolsas de trabalho para a redução das suas penas.

A biblioteca tem cerca de 220 títulos, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, sobre cidadania, saúde, agricultura, além de outros assuntos.

A solenidade de entrega será na Escola Municipal Maria Sara – Rua G, número 406 - Bairro Tiradentes, a partir das 09 horas, com a presença dos parceiros do programa e dos representantes das comunidades atendidas. Após a entrega, técnicos do programa vão fazer a capacitação dos agentes de leitura - voluntários das comunidades, que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.

151 municípios mineiros já foram contemplados com o programa

Desde o lançamento do programa Arca das Letras em 2003, já foram implantadas 4.527 bibliotecas em comunidades rurais de 1.342 municípios brasileiros, atendendo a mais de 500 mil famílias no meio rural.

Em Minas Gerais já são 331 comunidades de 151 municípios beneficiados pelo programa, que já disponibilizou 63 mil livros para o trabalho de incentivo à leitura no Estado.

Em 2007, foram criadas 225 Arcas em Minas Gerais, todas implementadas no segundo semestre.

Alguns municípios realizaram ações diretas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, mas as últimas 225 Arcas foram realizadas pela parceria do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, com a Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária - SEARA, Instituto de Terras de Minas Gerais – ITER, além de Furnas Centrais Elétricas SA, Programa Luz para Todos/Ministério de Minas e Energia, Unidade Técnica do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e os movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais.

Mais de 300 Arcas serão entregues em Minas no primeiro semestre de 2008

Além das parcerias já firmadas entre órgãos governamentais e movimentos sociais, em 2008, o programa em Minas Gerais já conta com novos parceiros, como o IEF (Instituto Estadual de Florestas), que doou madeiras apreendidas, para serem usadas nas confecções das Arcas; a SEDS (Secretaria de Defesa Social), que disponibilizará marcenaria de alguns presídios no Estado para a confecção das Arcas, com a mão de obra dos detentos em troca da redução de pena.

A SEARA, juntamente com o ITER, articula novas parcerias para concluir a meta de até junho de 2008 entregar mais 300 Arcas no Estado, somando mais de 600 comunidades rurais contempladas em toda Minas Gerais.

Vicente Silluzio
SEARA – Secretaria Extraordinária para Assuntos da Reforma Agrária
(31) 3248-3467 / 9712-5172

Emmanuelle Caiafa
UTE – Unidade Técnica Estadual
(31) 3248.3443

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.