Programa beneficia famílias em assentamentos de Reforma Agrária no Triângulo Mineiro
Mais de 14 mil famílias já foram atendidas pelo Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária no Estado de Minas Gerais
O PSA - Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária de Minas Gerais, é um programa que promove a segurança alimentar e nutricional das famílias acampadas e pré-assentadas da reforma agrária no Estado. É, sobretudo, um processo educacional de famílias acampadas e pré-assentadas, com a implantação de áreas coletivas para promover o auto-abastecimento alimentar e nutricional, além de comercializar a produção excedente em feiras comunitárias locais. O foco central do PSA é a segurança alimentar e nutricional dessas famílias, conforme o princípio da sustentabilidade agro-ecológica, da cidadania e da solidariedade, resgatando a dignidade dessas populações, fortalecendo também sua organização e inserção na comunidade local. Com a produção do seu próprio alimento, o PSA realiza um processo educativo e emancipador dessas famílias, que se contrapõe à política assistencialista da cesta básica.
O Programa é gerido por um Fórum Gestor, composto de representantes dos movimentos sociais, órgãos federais e estaduais e outros parceiros ligados à reforma agrária. Criado no ano de 2000, o PSA é coordenado pelo Instituto de Terras de Minas Gerais – Iter, vinculado à Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária – SEARA, e faz parte das ações descentralizadoras do Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.
Em 2007, o programa atendeu a 5.369 famílias, aproximadamente 21.476 pessoas, em 97 acampamentos e pré-assentamentos espalhados pelo Estado. Foram realizadas também 7 Feiras com Oficinas Regionais, uma por região do Estado, sendo as cidades sedes de: Paracatu, Governador Valadares, Campo do Meio, Viçosa, Almenara, Prata e Capelinha; além de 80 oficinas locais e um curso estadual. O objetivo dessas feiras foi o de levar à comunidade local a produção dos assentamentos e buscar parcerias para a comercialização desses produtos na região, além de quebrar o distanciamento entre a sociedade e as famílias assentadas.
O programa viabilizou um kit de cozinha para cada comunidade, que servirá no processo alimentar dessa comunidade além de incentivar os encontros e assembléias comunitários.
Hoje, o Estado de Minas Gerais tem 7.300 famílias acampadas e pré-assentadas, aproximadamente 29.200 pessoas. A perspectiva é que o PSA atenda a todas essas famílias, dando seqüência ao trabalho desenvolvido no ano de 2007 de dar cobertura total às famílias no Estado.
Programa é destaque no Triângulo Mineiro
Em visita do secretário de Estado para Assuntos de Reforma Agrária Manoel Costa e do responsável pela coordenadoria do PSA no Estado Marcelo Piccin ao Pré-Assentamento São Domingos, no município de Tupaciguara, no Triangulo Mineiro, a 598 km de Belo Horizonte, na última sexta-feira, dia 25 de janeiro, os responsáveis pelo desenvolvimento do programa puderam constatar in loco o sucesso do PSA na região. Segundo o secretário de Estado Manoel Costa, “a estimativa de colheita para essa safra no Pré-Assentamento São Domingos supera todas as nossas expectativas, podendo chegar a 22 toneladas de sementes e 161 toneladas de grãos, com investimento de apenas R$ 45.003,80, isso é algo extraordinário”, afirma o secretário de Estado Manoel Costa.
O trabalhador rural e dirigente do Pré-Assentamento São Domingos, Vanduiz Evaristo Cabral, declarou, em tom de agradecimento pelo sucesso do programa, que “este ano nossa comunidade não terá problema de alimentação para as suas famílias e nem para os seus animais”.
O responsável pela coordenadoria do PSA em Minas, Marcelo Picim, afirmou que “a comunidade São Domingos é referencia de produção e organização para todas as demais comunidades atendidas pelo programa no Estado de Minas Gerais. Isso assegura a eficácia do PSA e garante uma melhor qualidade de vida para aqueles que não tem ainda a sua terra garantida”.

Coordenador do PSA em Minas Marcelo Picim e trabalhadores rurais no pré-assentamento São Domingos - Foto Emerson Silva.jpg

Secretário Manoel Costa Almoçando no pré-assentamento São Domingos - Foto Marcelo Picim.jpg

Secretário Manoel Costa e coordenador do PSA Marcelo Picim em reunião com coordenadores do pré-assentamento São Domingos - foto Emerson Silva.jpg
Assessoria de Comunicação
Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária – SEARA
imprensa@reformaagraria.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.