quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Programa leva cidadania e dignidade para trabalhadores rurais no Triângulo Mineiro

PSA - Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária de Minas Gerais

Programa beneficia famílias em assentamentos de Reforma Agrária no Triângulo Mineiro

Mais de 14 mil famílias já foram atendidas pelo Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária no Estado de Minas Gerais

O PSA - Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária de Minas Gerais, é um programa que promove a segurança alimentar e nutricional das famílias acampadas e pré-assentadas da reforma agrária no Estado. É, sobretudo, um processo educacional de famílias acampadas e pré-assentadas, com a implantação de áreas coletivas para promover o auto-abastecimento alimentar e nutricional, além de comercializar a produção excedente em feiras comunitárias locais. O foco central do PSA é a segurança alimentar e nutricional dessas famílias, conforme o princípio da sustentabilidade agro-ecológica, da cidadania e da solidariedade, resgatando a dignidade dessas populações, fortalecendo também sua organização e inserção na comunidade local. Com a produção do seu próprio alimento, o PSA realiza um processo educativo e emancipador dessas famílias, que se contrapõe à política assistencialista da cesta básica.

O Programa é gerido por um Fórum Gestor, composto de representantes dos movimentos sociais, órgãos federais e estaduais e outros parceiros ligados à reforma agrária. Criado no ano de 2000, o PSA é coordenado pelo Instituto de Terras de Minas Gerais – Iter, vinculado à Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária – SEARA, e faz parte das ações descentralizadoras do Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Em 2007, o programa atendeu a 5.369 famílias, aproximadamente 21.476 pessoas, em 97 acampamentos e pré-assentamentos espalhados pelo Estado. Foram realizadas também 7 Feiras com Oficinas Regionais, uma por região do Estado, sendo as cidades sedes de: Paracatu, Governador Valadares, Campo do Meio, Viçosa, Almenara, Prata e Capelinha; além de 80 oficinas locais e um curso estadual. O objetivo dessas feiras foi o de levar à comunidade local a produção dos assentamentos e buscar parcerias para a comercialização desses produtos na região, além de quebrar o distanciamento entre a sociedade e as famílias assentadas.

O programa viabilizou um kit de cozinha para cada comunidade, que servirá no processo alimentar dessa comunidade além de incentivar os encontros e assembléias comunitários.

Hoje, o Estado de Minas Gerais tem 7.300 famílias acampadas e pré-assentadas, aproximadamente 29.200 pessoas. A perspectiva é que o PSA atenda a todas essas famílias, dando seqüência ao trabalho desenvolvido no ano de 2007 de dar cobertura total às famílias no Estado.

Programa é destaque no Triângulo Mineiro

Em visita do secretário de Estado para Assuntos de Reforma Agrária Manoel Costa e do responsável pela coordenadoria do PSA no Estado Marcelo Piccin ao Pré-Assentamento São Domingos, no município de Tupaciguara, no Triangulo Mineiro, a 598 km de Belo Horizonte, na última sexta-feira, dia 25 de janeiro, os responsáveis pelo desenvolvimento do programa puderam constatar in loco o sucesso do PSA na região. Segundo o secretário de Estado Manoel Costa, “a estimativa de colheita para essa safra no Pré-Assentamento São Domingos supera todas as nossas expectativas, podendo chegar a 22 toneladas de sementes e 161 toneladas de grãos, com investimento de apenas R$ 45.003,80, isso é algo extraordinário”, afirma o secretário de Estado Manoel Costa.

O trabalhador rural e dirigente do Pré-Assentamento São Domingos, Vanduiz Evaristo Cabral, declarou, em tom de agradecimento pelo sucesso do programa, que “este ano nossa comunidade não terá problema de alimentação para as suas famílias e nem para os seus animais”.

O responsável pela coordenadoria do PSA em Minas, Marcelo Picim, afirmou que “a comunidade São Domingos é referencia de produção e organização para todas as demais comunidades atendidas pelo programa no Estado de Minas Gerais. Isso assegura a eficácia do PSA e garante uma melhor qualidade de vida para aqueles que não tem ainda a sua terra garantida”.


Coordenador do PSA em Minas Marcelo Picim e trabalhadores rurais no pré-assentamento São Domingos - Foto Emerson Silva.jpg

Secretário Manoel Costa Almoçando no pré-assentamento São Domingos - Foto Marcelo Picim.jpg

Secretário Manoel Costa e coordenador do PSA Marcelo Picim em reunião com coordenadores do pré-assentamento São Domingos - foto Emerson Silva.jpg

Assessoria de Comunicação
Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária – SEARA
imprensa@reformaagraria.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.