quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Reencantamento da juventude pela igreja é tema de livro



Nunca na história a juventude foi tão evidenciada. A publicidade monta campanhas para vender sobretudo para os jovens. Cresce o número de ONGs preocupadas com a juventude. As Igrejas, indiferentemente do credo que professam, priorizam a evangelização da juventude. Até estudos de pós-graduação de juventude já existem no Brasil. Diante de tudo isso há uma pergunta que é indispensável para quem se preocupa com a juventude: De que realmente ela precisa?

Para quem lida diretamente com a juventude não é difícil perceber seus anseios. E o autor, Javier M. Suescun, se debruçou em uma pesquisa que apresenta exatamente os clamores e opiniões da juventude sobre a Igreja. O livro A Igreja? Quanta conversa fiada! é um lançamento da PAULUS Editora.

Suescun escreveu esse livro baseado em suas experiências com a juventude e motivado pelo sucesso do livro A missa me dá tédio: diálogo com os jovens, publicado pela mesma editora. Conforme o autor, as várias cartas e e-mails que recebeu, criticando e elogiando o livro, o entusiasmaram a embarcar em mais uma aventura.

“Por estas cartas e porque testemunho diariamente, com grande tristeza, o sentimento de aversão dos jovens pela Igreja..., porque descubro a falta de credibilidade da Igreja hoje entre a juventude... lancei-me nesta nova aventura”, relata.

A Igreja? Quanta conversa fiada! é uma obra que fala diretamente com a juventude. É uma conversa motivadora em que está nas entrelinhas a confiança que o autor tem na juventude. Se os jovens vêem a Igreja como instituição de bispo e de padres, o autor tem a intenção de ajudá-los a descobrir a verdadeira essência da Igreja para que se sintam orgulhosos em fazer parte dela.

A obra consta de quatro partes. A primeira se baseia nas opiniões e críticas dos jovens, e nas perguntas que fazem à Igreja e sobre ela. O autor procura analisar alguns aspectos que possam levar à compreensão do grupo dos seguidores de Jesus Cristo. A segunda é uma reflexão sobre a juventude que abandonou a Igreja, mas que continua fiel a Cristo e a sua mensagem. A terceira aborda questões que muitos jovens põem com relação à Igreja e que, atualmente, estão no foco da reflexão e da preocupação de teólogos, pastores e de muitos leigos.

Por fim, Suescun lança duas perguntas: o que um jovem pode fazer na Igreja? Quero ter sentimentos com relação à Igreja? Mediante as exposições do autor, fica uma questão, como dizem os jovens, para bispo e padres refletirem. É necessária uma mudança radical?

Javier M. Suescun, sacerdote e jornalista basco, é especialista em juventude. É autor de A missa me dá tédio: diálogo com os jovens (PAULUS – 2003), do romance Paitití, el perfume de los pueblos, e de Uma aventura por descobrir, um projeto de catequese para pré-adolescentes.

Serviço
Título: A Igreja? Quanta conversa fiada!
Autor: Javier M. Suescun
Coleção: Juventude
Acabamento: brochura
Formato: 14 x 21 cm – 176 páginas – R$ 24,00
Área de interesse: Psicologia, Antropologia e disciplinas afins.
Público-alvo: psicólogos, antropólogos, formadores, religiosos(as), padres e equipe de Liturgia

Editora Paulus
Assessoria de imprensa
(11) 5087-3734
assessor.imprensa@paulus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.