quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

8 de março: Dia internacional da mulher

Violência no sistema carcerário feminino no Brasil é tema de livro da Yendis Editora

Obra traz dados estarrecedores sobre as formas de violência sofrida pela mulher em nosso país e em outros. Também apresenta informações sobre o sistema prisional brasileiro e problemas vivenciados por detentas em cadeias públicas femininas

Violências Contra a Mulher, da Yendis Editora, trata de uma temática atual e discutida mundialmente: o crescimento da violência, particularmente em relação ao gênero feminino. Em linguagem clara e acessível, a autora Annecy Tojeiro Giordanim, mestre e doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, apresenta informações importantes sobre várias formas de violência que afetam a mulher em diferentes etapas de sua vida, tanto no espaço público quanto no privado.

O livro é baseado em pesquisas junto a mulheres detentas que a autora desenvolveu durante seus estudos no mestrado e no doutorado, quando, então, visitou diversas vezes durante alguns anos, cinco cadeias públicas femininas no interior do Estado de São Paulo.

“Atrelados ao histórico dessas mulheres, tornou-se possível fazer um raio X das diversas formas de agressão dirigida à elas e que são abusivamente cultivadas em instituições públicas e privadas nos palcos de uma sociedade machista”.

A cada 15 segundos uma mulher é violentada no Brasil, o que leva a outro problema: para se defender, grande parte delas acaba na prisão por transgredir algumas leis. Então, são obrigadas a se adaptar à vida carcerária tornando-se alvos freqüentes de uma série de ataques morais, físicos e psicológicos, em que suas esperanças são dilaceradas, seus corpos e dignidade hostilizados. O efeito é vulnerabilidade a doenças diversas, como AIDS, hepatite e DST.

“O livro esclarece o leitor sobre essa questão e também denuncia falhas crônicas do sistema prisional brasileiro. É grave, por exemplo, a falta de profissionais treinados para implantar medidas de prevenção e controle de doenças nas instituições”, analisa a autora.

Em Violências Contra a Mulher, são abordadas as possíveis origens da agressão feminina enraizadas em nossa cultura, trazendo à tona todas as suas faces e conseqüências pessoais, familiares e sociais. Além disso, a obra toma como base reflexões sobre ações de resgate e conquista de direitos humanos e aspectos sobre o gênero.

Violências contra a mulher
Yendis Editora
Autora: Annecy Tojeiro Giordani
1ª edição
480 páginas
R$ 59,00

Autora

ANNECY TOJEIRO GIORDANI
Graduada em Enfermagem em 1984 pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília-SP, com Aperfeiçoamento em Licenciatura e especialista em Administração Hospitalar e Enfermagem do Trabalho. Entre 1999 e 2003, fez mestrado e doutorado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, atuando no Departamento de Enfermagem Psiquiátrica. Em 24 anos de carreira, trabalhou em instituições hospitalares, ambulatoriais, de atenção básica e Secretaria Municipal de Saúde, ocupando cargos administrativos e técnicos de supervisão e direção, além de ministrar aulas em cursos técnicos de Enfermagem de escolas públicas e privadas. É autora, entre outros, do livro Violêncìas contra a mulher, publicado em 2006 e baseado em sua tese de doutorado, intitulada Violência Sexual e a Vulnerabilidade às DST-AIDS em Mulheres Detentas. No momento, atua como docente no curso de Enfermagem da Fundação Municipal de Ensino de Assis (FEMA) lecionando as disciplinas Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, Relações Interpessoais na Saúde, e Enfermagem na Saúde do Adulto. Ainda, como docente convidada, ministra palestras e aulas de pós-graduação lato-sensu na área de Saúde em diversas instituições de ensino superior.


Acontece Comunicação e Notícias
Kelly Silva ou Monica Kulcsar
(11) 3871-2331 / 3873-6083
acontece@acontecenoticias.com.br
chicoacontece@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.