Principal motivo para quererem voltar ao país é a boa expectativa econômica para o futuro e um alto valor agregado por um MBA internacional no currículo brasileiro
Aliar crescimento e satisfação profissional com a pessoal. Este é um dos principais motivos que estimulam estudantes brasileiros de MBA’s dos EUA a desejarem voltar ao país logo após o término do curso. Uma pesquisa inédita, realizada pela GNext Talent Search, empresa brasileira pioneira na identificação e recrutamento de jovens executivos com alto potencial de desenvolvimento, revelou que 61% dos alunos que cursam MBA’s no EUA pretendem retornar ao Brasil após a conclusão do curso.
Destes, 35% apontam como principal motivo a união de satisfação tanto profissional quanto pessoal. Crescimento profissional foi o que 26% dos entrevistados apontaram para justificar sua vontade de voltar para o Brasil, enquanto 22% relataram que querem voltar por questões familiares.
Além destes, do total de 61%, 24% igualmente querem voltar, mas a decisão dependerá das oportunidades que conquistarem como desafios e remuneração. Já 8% não querem voltar ao país, pois desejam aquisição de cultura além de relatarem questões pessoais.
O levantamento foi realizado por Denise Barreto, Sócia Diretora da GNext, e pela Consultora Juliana de Lacerda, durante o mês de novembro de 2007. A equipe entrevistou 49 alunos - num universo de 100 - de conceituadas escolas de negócios dos EUA (de acordo com o ranking do Financial Times 2007). A amostra foi definida de acordo com a disponibilidade dos indivíduos identificados numa pesquisa quantitativa primária. “Tivemos como principal objetivo a observação do perfil do aluno brasileiro que optou por realizar um curso de MBA no exterior”, explica Denise.
A executiva conta que a pesquisa apontou características bastante relevantes dos perfis desses jovens profissionais com alto potencial de desenvolvimento. “Primeiro, por exemplo, podemos citar o fato de que 92% dos entrevistados que responderam à pesquisa estão na faixa etária de 25 a 32 anos e 79% na faixa dos 28 a 32 anos. Ou seja, são ainda bastante jovens, ocupam posições de Analistas ou mesmo de Gerentes ainda juniores, e contam com o MBA com um fator de possível aceleração de carreira”, afirma.
“Outro fator importante para análise é que 63% dos pesquisados vieram de escolas de graduação públicas, o que nos leva a concluir que as escolas públicas ainda apresentam formação diferenciada se comparadas com as privadas. Geralmente, nos processos seletivos dos cursos de MBA do exterior, as escolas públicas têm grande prestígio e, por isso, peso maior na classificação”, avalia.
De olho no Mercado Financeiro
A pesquisa da GNext revelou que 42% dos profissionais brasileiros que cursam MBA’s no exterior querem atuar no Mercado Financeiro. A pesquisa também revelou que, aos olhos dos estudantes, o curso de MBA no exterior serviria como um “acelerador de carreira”, ou seja, uma forma de transição para cargos mais altos.
O setor de Consultoria aparece logo após o Mercado Financeiro, como opção de 29% dos alunos pesquisados. Eles apontam uma série de questões que influenciam sua escolha, dentre os quais o desafio intelectual, a remuneração mais agressiva e a possibilidade de mais rápido desenvolvimento profissional que tais instituições oferecem. Muitos realizam o MBA após receberem financiamento das empresas em que já atuam e para onde voltarão.
Dos demais, 7% querem atuar no setor de Bens de Consumo, 5% pretendem atuar na área de Administração Geral, outros 5% com negócio próprio e 4% no setor Farmacêutico.
“Os números da pesquisa revelam que a escolha desses profissionais já toma forma durante o curso, quando 71% dos alunos entrevistados optam por participar de Summer Jobs e 67% desses já o fazem em Instituições Financeiras. Entre os países escolhidos, 49% preferem os EUA frente a 32% que decidem pelo Summer Jobs no Brasil”, explica Denise.
Ela enfatiza que a experiência nos Summer Jobs tem peso importante na decisão dos alunos. “Esta vivência nos EUA, por exemplo, demonstra um indício de que estes profissionais, mesmo que desejem voltar ao Brasil após o MBA não querem abrir mão da oportunidade de estabelecer uma rede de relacionamento com pessoas-chaves do mercado norte americano. Já os que optam pelos Summer Jobs no Brasil vislumbram uma experiência que lhes renda oportunidades de decisão”, afirma.
Com relação às áreas de graduação, outro dado bastante relevante: 68% fizeram graduação na área de Exatas. “Isso demonstra que estes alunos necessitam e buscam maior background administrativo e estratégico trazido por um curso de MBA, diferente dos que concluíram a graduação em áreas correlatas à Administração ou Economia”, salienta.
De acordo com a pesquisa, o perfil dos entrevistados é de profissional internacional, bastante inserido em outras culturas. De todos os entrevistados, 97% já tiveram experiências no exterior, anteriores ao MBA; destes, 48% somam experiências de estudo e trabalho, enquanto 28% só estudo.
A experiência profissional de 84% dos alunos pesquisados fica entre 3 a 7 anos, o que, em conjunto com outros fatores, é um demonstrativo de que estes alunos consideram o curso de MBA no exterior um “acelerador de carreira”, ou seja, uma transição para cargos mais altos. Do total dos pesquisados, 42% se dizem interessados em seguir para o Mercado Financeiro após o MBA devido ao entusiasmo do setor no Brasil e no mundo e também pela valorização do profissional com MBA por este setor.
Quando questionados sobre como avaliam o curso de MBA no exterior, 100% dos entrevistados responderam que consideram um MBA no exterior de maior valor para a carreira se comparado com um curso de negócios em instituições brasileiras. Entre os motivos, os alunos apontaram a credibilidade desses MBA’s no mercado de trabalho brasileiro e a rede de relações estabelecida durante o curso.
Sobre a GNext Talent Search
A GNext Talent Search é pioneira na identificação e no recrutamento de jovens executivos com alto potencial de desenvolvimento. Trabalha com perfis de candidatos diferenciados, contemplando tanto sua formação profissional como pessoal que confirmam suas habilidades e competências para ocuparem posições de destaque e liderança no futuro. Desde 2004, a GNext vem atendendo organizações multinacionais e nacionais, de variados setores, tendo entre seus clientes empresas como a Vale, grupo Whirpool (dona da Multibrás e Embraco), Alpargatas e Votorantim Metais.
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