segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Cerest alerta sobre importância da prevenção de doenças relacionadas ao trabalho

O Cerest Regional Uberaba (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador) quer neste 28 de fevereiro, Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos, lembrar da importância do papel do órgão na vida do trabalhador, já que este é um dos onze agravos à Saúde do Trabalhador, regulamentada para notificação compulsória através da Portaria 777, de 28 de abril de 2004. “É importante a elaboração de projetos que visam à prevenção deste agravo”, acredita o secretário de Saúde João Franco.
Ele observa que o Cerest Regional Uberaba é um centro de saúde cujo gestor é o município de Uberaba, voltado para o atendimento das ações relacionadas à saúde do trabalhador do município, e também de Delta, Conquista, Campo Florido, Água Comprida, Veríssimo, Conceição das Alagoas e Sacramento. De acordo com ele, é importante destacar, não somente nestas datas comemorativas, as atribuições do órgão, que é o de proporcionar suporte técnico à equipe de saúde da rede SUS (Sistema Único de Saúde) no que diz respeito a estabelecimento do nexo causal, através de uma equipe multidisciplinar capacitada, bem como promover capacitações que visam a um melhor atendimento do trabalhador. “Temos que oferecer retaguarda para todas as ações em Saúde do Trabalhador”, afirma.

Sobre a doença - As afecções músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho, que no Brasil tornaram-se conhecidas como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) representam o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais em nosso país.
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) surgiram em função das modificações das técnicas de produção e organização do trabalho. Isso ocasionou o surgimento de doenças nas mais diversas profissões, ao acometimento de uma ou mais partes do corpo de forma que houve um aumento significativo de sua incidência na classe trabalhadora.
Vários fatores laborais e extralaborais concorrem para sua ocorrência, dentre eles, a repetitividade de um mesmo movimento; esforço e força; posturas inadequadas; invariabilidade de tarefas; choques e impactos; vibração; pressão mecânica; frio; fatores organizacionais (ex.: ritmo de trabalho acelerado, jornada prolongada, pressão no trabalho, entre outros).

Sintomas - Os sintomas variam entre sensação de peso e fadiga (cansaço); alteração da sensibilidade; dor; perda da força ou da coordenação dos movimentos da mão; sensação de fraqueza muscular; sensação de frio ou calor; limitação dos movimentos; dificuldade de dormir ou de realizar atividades de vida diária; acometimento psicológico (ansiedade, medo do futuro, irritação entre outros).
Dentre as condutas terapêuticas utilizadas, destacam-se: tratamento medicamentoso; fisioterapia; sessões psicoterapêuticas; acupuntura; terapia corporal (relaxamento, alongamento e outros); atividades aeróbicas (caminhada e hidroginástica); e tratamento cirúrgico.
Acima de tudo para lidar de forma mais precisa com a LER/DORT é necessário entender a importância da prevenção, que está relacionada com a constatação e eliminação dos fatores de risco, bem como através de medidas corretivas, tais como: introdução de pausas de descanso, treinamento preventivo, adoção de equipamentos de proteção individual, modificação no processo e na organização do trabalho, adequação do mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas adequados às características fisiológicas do trabalhador. “E é aí que a Secretaria de Saúde entra, através do Cerest, na prevenção não só da LER/Dort, mas de todas as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Aliás, em todos os problemas de saúde, a palavra de ordem é prevenção. Temos que cuidar da saúde para mais tarde não termos de cuidar da doença”, acredita João Franco.


Prefeitura Municipal de Uberaba
Thereza Cristina – Pituca
Departamento de Comunicação (25-02-2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.