segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Cientistas britânicos e brasileiros ministram palestras em Brasília

Workshop irá abordar as inovações em ciências agrícolas
São Paulo, 25 de fevereiro de 2007 – A Capital Federal recebe, entre 25 e 27 de fevereiro, uma delegação de cientistas e pesquisadores do Reino Unido, como parte dos eventos de encerramento do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação. Os membros da comunidade científica britânica serão palestrantes em workshop sobre ciências agrícolas.
O Workshop em Ciências Agrícolas, que ocorrerá no centro de eventos do Hotel Meliá 21 Brasília, entre os dias 25 e 27, contará com a participação de 15 palestrantes britânicos e 32 brasileiros. À frente do evento está a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com auxílio da instituição britânica Rothamsted Research, o mais antigo e tradicional órgão de pesquisa agrícola do mundo. O primeiro secretário da Embaixada Britânica, Colin Dick, juntamente com a diretora da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá, abrem os trabalhos no primeiro dia.
O cientista John Lucas, chefe da Plant-Pathogen Interactions Division – Divisão de Interações de Patogenia Vegetal –, do Centro de Pesquisas de Rothamsted, falará sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde das plantas, e o cientista David Powlson, pesquisador-chefe do instituto britânico Rothamsted, abordará o seqüestro de carbono. Outros pontos a serem discutidos no evento são manejo, pragas e doenças, com ênfase em semioquímicos; e solos e carvão vegetal (biochar).
O tema agricultura sustentável será foco da palestra do cientista Tim Willis, da BBSRC – Biotechnology and Biological Sciences Research Council– ao lado de Jefferson Luis de Silva Costa, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Os cientistas John Pickett, do Rothamsted Research, e Robert M Boddley, da Embrapa, também abordarão esse assunto com destaque para o apoio às pesquisas nesse setor.
O cientista David Dent, do IATC – International Agri-Technology Centre - focará sua apresentação no tema inovações na comercialização da agro-ciência. Pelo Brasil, participará Ari Gitz, da Biocontrole.
Ano da Ciência & Inovação

O Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, lançado oficialmente em março de 2007, tem como objetivo estimular o relacionamento entre as comunidades científicas brasileira e britânica.
Entre as várias ações desenvolvidas ao longo desse período está o acordo firmado entre o Instituto Britânico Rothamsted Research e a Embrapa, para a execução de projetos conjuntos, visando o desenvolvimento sustentável e o intercâmbio de pesquisadores. Lançado em marco de 2007, o Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação é fruto da visita oficial do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Reino Unido em 2006, já promoveu a realização de mais de 40 eventos e celebrou, até o momento, oito acordos de colaboração entre instituições brasileiras e britânicas.


Evento: Workshop Ciências Agrícolas

Data: 25 e 27 de fevereiro de 2008
Local: Hotel Meliá 21 – SHS Quadra 6 Conj. 4 bloco D, Asa Sul, Brasília
Horário: 9h30 às 17h30
Embaixada Britânica - Brasília
Embrapa

In Press Porter Novelli
Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação
Renata Marques –
renata.marques@porternovelli.com.br Tel.: (11) 3323-3752
Célia Nogueira –
celia.nogueira@inpresspni.com.br - Tel.: (11) 3323-1601
Diva Gonçalves –
diva.goncalves@porternovelli.com.br – Tel: (11) 3323-3751

Assessoria de Imprensa da EMBRAPA
Juliana Freire (MTb 3053/DF)
Contato: (61) 3448-4039
juliana.freire@embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.