quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Conferência Internacional Ethos 2008

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL 2008
Promoção: Instituto Ethos; Realização: Uniethos; Parceiros-realizadores: Instituto Akatu, Movimento Nossa São Paulo, Rede Brasileira do Pacto Global, Banco de Eventos e SPTuris
A Conferência Internacional 2008 será bem diferente das anteriores, pois ela vai comemorar os dez anos de existência do Instituto Ethos. Na verdade, haverá cinco eventos ocorrendo simultaneamente: a Conferência em si, uma mostra de tecnologias sustentáveis, uma exposição sobre os dez anos do movimento da responsabilidade social empresarial, a reunião do Conselho Internacional do Instituto Ethos e uma celebração pelos dez anos da entidade. Cada evento está dirigido a um público diferente e a idéia é promover a interação entre eles. Por isso, o novo local da Conferência Internacional 2008 é o Anhembi, que dá aos realizadores a oportunidade de criar um novo formato para o encontro, mais lúdico e interativo. E a data: de 27 a 30 de maio.
Outra novidade é que ao final do evento, organizadores e participantes pretendem entregar às autoridades um conjunto de propostas de políticas públicas e regulamentações para que tenhamos um mercado socialmente responsável.
“Mercado socialmente responsável: uma nova ética para o desenvolvimento” é justamente o tema central da Conferência Internacional 2008. Para haver desenvolvimento sustentável, é preciso desenvolver uma cultura da sustentabilidade, grande parte dela dependente da cultura dos negócios. Por isso, as práticas de negócio precisam mudar e isso só ocorrerá se mudar a forma como as empresas se comportam e induzem os demais agentes a se comportar.
Sustentabilidade e mercado socialmente responsável são temas amplos. Por isso, esta Conferência vai discutir algumas variáveis críticas da sustentabilidade dos negócios e da sociedade: emissões de carbono, produção de resíduos, finanças sustentáveis, consumo de energia e água, cidades sustentáveis, agronegócio e Amazônia. Os temas serão tratados em uma plenária, três mesas-redondas, oito painéis temáticos, seis oficinas de gestão, além de cerimônias inéditas: uma de abertura e uma do Prêmio de Inovação de Sustentabilidade. Haverá também uma visita guiada à Mostra de Tecnologias Sustentáveis e um debate da Rede Ethos de Jornalistas. Estão igualmente previstas duas atividades culturais, com o objetivo de valorizar e mostrar a riqueza e a nossa diversidade artística.
Eis a programação da Conferência Internacional 2008:
27.05
DEBATE - “RSE na Mídia” O sucesso de público deste evento nas edições da Conferência Internacional de 2006 e 2007, dada a originalidade desse tipo de debate, indica que a discussão deve não apenas ser mantida como também aprofundada.
“Prêmio de Inovação em Sustentabilidade” Em sua primeira edição, este Prêmio visa apoiar parcerias público-privadas para o desenvolvimento sustentável do Brasil nos temas: Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de cadeia de fornecimento, Educação e Saúde.
CERIMÔNIA DE ABERTURAInspirada na Carta da Terra, a abertura da Conferência Internacional 2008 buscará construir com os participantes uma nova percepção sobre os desafios que o planeta tem enfrentado na história da humanidade e os diferentes esforços de diversas partes e setores da sociedade em busca de uma civilização mais humana.
28.05
MESA-REDONDA “Ética da Sustentabilidade: Compromisso com a Sociedade” Nesta mesa-redonda, buscaremos aprofundar a reflexão sobre os valores presentes em nossas relações com os outros indivíduos e com o meio ambiente e se tais valores são suficientes para a promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade.
OFICINA 1 “A Contribuição das Empresas para o Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis” Tomando como base as lições aprendidas pelas empresas que participam do Movimento Nossa São Paulo e as experiências bem-sucedidas de Bogotá (Colômbia), esta oficina pretende promover a troca e a elaboração de conhecimentos sobre como as empresas podem contribuir para a sustentabilidade das localidades em que estão inseridas.
OFICINA 2 “Práticas de Integridade e Combate à Corrupção para um Mercado Socialmente Responsável” As empresas interessadas em implementar políticas de integridade e práticas de combate à corrupção terão a oportunidade de conhecer, nesta oficina, as experiências empresariais na aplicação do décimo princípio do Pacto Global das Nações Unidas e as medidas propostas pelo Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.
PAINEL 1 “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” Serão discutidas neste painel as medidas que podem ser adotadas pelo mercado para promover o desenvolvimento sustentável daquela região.
PAINEL 2 “Mercado de Produtos Sustentáveis” Este painel refletirá sobre os desafios, ações e atores estratégicos para o desenvolvimento de um mercado de produtos sustentáveis.
PAINEL 3 “Gestão das Finanças para o Desenvolvimento Sustentável” Debate sobre quais são as iniciativas do sistema financeiro que podem influenciar o desenvolvimento de um mercado socialmente responsável.
PAINEL 4 “Gestão Sustentável da Construção Civil” Neste painel será debatido como induzir a sustentabilidade da construção civil no dia-a-dia e nos grandes investimentos no setor.
MESA-REDONDA “Coesão Social e Sustentabilidade” Como a coesão social, composta por valores como confiança, integridade, solidariedade e amor à vida, tem sofrido desgastes causados, principalmente, pela forma como realizamos nossas atividades econômicas e políticas.
29.05
MESA-REDONDA “Liderança Global para a Sustentabilidade” Esta mesa-redonda discutirá a importância do exercício global de uma liderança ética, baseada em valores, na busca do progresso econômico e social e do desenvolvimento sustentável.
OFICINA 3 “Contribuições das Empresas no Combate à Pobreza” Nesta oficina os participantes receberão orientação de como as organizações podem colocar, no coração dos seus negócios, o combate à miséria.
OFICINA 5 “Educação para o Consumo Consciente” A oficina partirá de iniciativas já existentes nas empresas que sejam compatíveis com o consumo consciente – em programas ambientais, de redução de desperdício, de economia de recursos – buscando identificar as possibilidades de aprofundamento dessas iniciativas pelo viés da educação e da conscientização dos indivíduos para a sustentabilidade.
PAINEL 5 “Relações de Trabalho para a Sustentabilidade” A partir da discussão sobre indutores de mudanças nas relações de trabalho, como a diversidade e a equidade, será debatida a agenda do trabalho decente como mecanismo para a construção de um mercado socialmente responsável e como plataforma para a sustentabilidade da sociedade.
PAINEL 6 “Gestão Sustentável das Emissões e do Consumo de Energia” Informações sobre fontes de energia disponíveis ao homem e quais mudanças são necessárias para que as empresas, governos e indivíduos tomem real consciência da urgência de uma administração sustentável da produção e do uso de energia, assim como de seus impactos.
PAINEL 7 “Gestão Sustentável dos Agronegócios” Considerando a forma como os agronegócios têm gerado grande pressão sobre as nossas riquezas naturais e sobre a sociedade, este painel pretende aprofundar a reflexão sobre os principais dilemas para a construção de uma cultura de sustentabilidade no setor.
PAINEL 8 “Educação para a Sustentabilidade” Discutiremos a urgência da educação, com foco no ambiente corporativo, ser não só o caminho para a informação, mas também para o entendimento, compreensão e percepção da vida humana em suas relações pessoais e com o meio ambiente.
PLENÁRIA ETHOS “Propostas para um Mercado Socialmente Responsável” Nesta plenária apresentaremos um documento com propostas de mecanismos de mercado e políticas públicas levantadas pelos grupos de trabalho de preparação das oficinas de gestão. Este conjunto de propostas consolidadas deverá refletir as necessidades para a construção de um mercado socialmente responsável.
30.05
OFICINA 6 “Mecanismos para Implantar a Responsabilidade Social Empresarial na Cadeia de Valor” Esta oficina irá explorar os mecanismos existentes para implantar a responsabilidade social empresarial (RSE) na cadeia de valor que foram praticados e desenvolvidos no Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis. O Programa Tear, fruto de um convênio entre o Instituto Ethos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como principal objetivo implementar medidas de RSE na cadeia de valor de empresas estratégicas em sete setores da economia: açúcar e álcool, construção civil, energia elétrica, mineração, petróleo e gás, siderurgia, e varejo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas apenas pelo site www.ethos.org.br/ci2008
Assessoria de Imprensa – Instituto Ethos
Cristina Spera - (11) 3897-2444 -
Malu Malozzi - malu@ethos.org.br
Apoio de divulgação: Maxpress / CDN

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.