Numa parceria do Arquivo Público e Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, a cidade de Uberaba vai ter a história de seus bairros contada pelos estudantes de escolas públicas, através de uma coletânea de textos e fotografias. A proposta foi apresentada, nesta quinta-feira (dia 21), durante o Seminário “Cultivando Cidadania: cultura e história do meu bairro”, realizado na sede do Arquivo.
A coordenadora Mariângela Camargos explicou que o Instituto desenvolve há um ano e dois meses o Projeto “Amigo Agronelli’, com 40 alunos de 14 escolas municipais e estaduais, em diferentes bairros da cidade. Esses jovens foram despertados sobre o papel do cidadão participativo e consciente, com palestras sobre educação fiscal e visitas a museus, construções antigas, Câmara Municipal e outros espaços históricos, além de emitirem documento de identidade e CPF. Na última colônia de férias, o grupo aprendeu quais são seus direitos e deveres, através do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A experiência foi tão boa que despertou o interesse dos colegas e professores, surgindo a idéia acolhida pelo Arquivo Público de levar o projeto para dentro das escolas, explica a coordenadora Suymara Oliveira. “A educação informal desenvolvida pelo projeto acabou impactando a educação formal”, observou ela, acrescentando que a proposta tem o objetivo de fazer com que as crianças desenvolvam uma identidade cultural e histórica ao conhecer quem são as pessoas que levam o nome da sua escola, da praça e das ruas do bairro e das lideranças do meio em que vivem.
A diretora do Arquivo Público, Lélia Bruno, abriu o Seminário dizendo do trabalho da instituição de preservar e divulgar a identidade histórica da cidade. Segundo ela, o passado virou moda, fazendo com que as pessoas se interessem pela história de vida de seus familiares e das personalidades nacionais, como bem foi retratado no último carnaval carioca. A professora e pesquisadora Marise Diniz, da equipe do Arquivo, afirmou que os estudantes vão ter a oportunidade de pesquisar, escrever, fotografar e publicar a história das pessoas e dos bairros onde moram, numa coletânea de textos que vai virar livro no final do projeto.
Prefeitura Municipal de Uberaba
Alexandre Pereira (21/02/08)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Uberaba
Alexandre Pereira (21/02/08)
Diretoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.