Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estarão em Uberaba, às 13 horas desta terça-feira (dia 26), no Centro Administrativo da Prefeitura, para dar assistência técnica às 100 famílias de assentados do município. O encontro foi pleiteado como prioridade pelo prefeito Anderson Adauto e as principais lideranças de assentamentos de terra, na semana passada, em Belo Horizonte, ao superintendente estadual Marcos Heleno Leoni Pena.
Durante a reunião, Anderson apresentou a dura realidade enfrentada pelas famílias dos assentamentos Dandara e Santa Tereza do Cedro, na região da Palestina, e do Monte Castelo/Maringá, na região do Calcário. A maioria ainda mora em barracas de lona plástica, sem nenhuma infra-estrutura.
Pelo relatório apresentado, o assentamento Santa Tereza de Cedro tem várias pendências com o Incra. Depende de aprovação para dar continuidade aos projetos de habitação, energia elétrica e água, inclusive a delimitação do perímetro. Ainda necessita de assistência nas diversas áreas do instituto.
Já os assentamentos Monte Castelo e Dandara apresentaram como reivindicações melhorias das condições de vida. É preciso liberação para desmatamento de áreas para plantio e transferência da assistência técnica da Uniata para Emater.
A assessora de agrovilas da Prefeitura de Uberaba, Lúcia França, que acompanhou a audiência com o superintendente Marcos Heleno, explica que as famílias dos três assentamentos recebem apoio do município, como cestas básicas e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. Durante o levantamento realizado, várias pendências com o Incra foram detectadas, sendo necessária a presença dos técnicos para encaminhamentos.
Estarão em Uberaba o chefe do Serviço de Desenvolvimento, Gustavo Malacaia; o diretor do Serviço de Infra-Estrutura, Fábio Costa Marques; diretor do Núcleo de Meio Ambiente, Arnaldo José Santa Cruz; o articulador de assessoria técnica Thiago da Mata; e o técnico de campo Mário Torres.
Prefeitura Municipal de Uberaba
Alexandre Pereira (25/02/08)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Uberaba
Alexandre Pereira (25/02/08)
Diretoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.