
O Documento de Aparecida é um relato das discussões que aconteceram na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada entre os dias 13 e 31 de maio de 2007, no santuário de Aparecida. Este documento apresenta várias indicações pastorais motivadas pelas reflexões da fé e do atual contexto social.
Para facilitar aos agentes da pastoral uma síntese dos diversos assuntos do DA (como é chamado o Documento de Aparecida), e depois apresentá-los às diversas comunidades, a PAULUS Editora lança Dicionário de Aparecida – 40 palavras-chave para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida, de Paulo Suess.“As muitas palavras do Documento de Aparecida podem ser comparadas a uma sacola de pérolas, umas preciosas, outras de vidro, perpassadas por um cordão, como um rosário com seus mistérios gloriosos, gozosos e dolorosos.
Este Dicionário de Aparecida representa o cordão que junta e ordena as pérolas em torno de 40 palavras-chave atravessadas pelos mistérios de glória, alegria e dor dos pobres que são a imagem de Jesus crucificado”, afirma o autor.
A obra apresenta um índice analítico para que o leitor compreenda algumas temáticas mais amplas do DA, além de ser um instrumento prático para divulgar o conteúdo desse relato por meio de palestras, cursos e aulas.
A obra apresenta um índice analítico para que o leitor compreenda algumas temáticas mais amplas do DA, além de ser um instrumento prático para divulgar o conteúdo desse relato por meio de palestras, cursos e aulas.
Dicionário de Aparecida – 40 palavras-chave para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida faz parte da coleção Comunidade e Missão que contempla cerca de 15 títulos que abordam a Igreja e suas vertentes, entre eles O diálogo das religiões, Caminhos do Ecumenismo no Brasil, A unidade da Igreja - Ensaio de eclesiologia ecumênica, entre outros.PAULO SUESS nasceu em Colônia (Alemanha) e estudou nas Universidades de Munique, Lovaina e Münster, onde se doutorou em Teologia Fundamental com um trabalho sobre “Catolicismo popular no Brasil” (Mainz 1978, São Paulo 1979). É “Doutor honoris causa”, das Universidades de Bamberg (Alemanha, 1993) e Frankfurt a.M., 2004). Em ambas as Universidades administrou cursos de Teologia.
Atualmente é assessor teológico do Cimi, professor no ciclo de pós-graduação em Missiologia, no ITESP, e administra cursos e aulas em vários países na área de sua especialização: missão, inculturação, questão indígena, religiosidade popular, diálogo inter-religioso, relação entre questões filosóficas modernas e teologia (Habermas, Rorty, Taylor).
Serviço
Título: Dicionário de Aparecida
Autor: Paulo Suess
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: brochuraFormato: 12x21 – 136 páginas – R$ 15,00
Área de interesse: Espiritualidade, Teologia e disciplinas afins.
Público-alvo: Teólogos, leigos, estudantes de teologia e interessados no assunto.
Simone de Maximo – (11) 5087-3742 – imprensa@paulus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.