sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ministro das Comunicações entrega Telecentro Comunitário de Uberaba

Na manhã desta sexta-feira (22) aconteceu no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba a solenidade de assinatura dos Termos de Doação com Encargos para implantação de Telecentros Comunitários em 29 cidades da região de Uberaba. Presidindo o evento estava o Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa, que traz para Uberaba o maior projeto de inclusão social da América Latina. No período da tarde, o Ministro seguiu para Uberlândia, onde assinou outros 40 Termos de cidades daquela região.

Participando da solenidade, além do Ministro, estavam o prefeito Anderson Adauto, Deputado Federal Aelton Freitas, Deputado Federal Paulo Piau, Deputado Estadual Wellington Prado, Deputado Federal Fernando Diniz, Diretor da CTBC, Horácio Forte Bahia Freire, Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Lourival dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Saud, além de prefeitos e representantes de várias cidades da região.

Na oportunidade, o Deputado Federal Aelton Freitas afirmou como esse acontecimento é importante na história do país e da cidade. "Com os telecentros trazemos inclusão digital começando hoje pela cidade de Uberaba". Já o Deputado Federal Paulo Piau disse que "o que realmente queremos é colocar à disposição de toda a região a internet banda larga e juntos, de mãos dadas, vamos dar oportunidade ao nosso povo ajudando assim no seu desenvolvimento".

Para o prefeito Anderson Adauto, o Ministro das Comunicações está trazendo benefícios para o Triângulo Mineiro. "É inegável o avanço tecnológico e agradecemos a melhoria que o ministério está nos proporcionando". O Prefeito complementa ainda mostrando a todos como Uberaba está avançada: "Está em nível de países de primeiro mundo, onde na rede pública são 12 alunos por computador, em Uberaba, hoje são 19".

Na rede pública do Brasil são 2.037 alunos por computador, o que mostra como Uberaba está na frente nesse quesito. No ano de 2004, a cidade tinha 595 alunos por computador, hoje esse número caiu drasticamente e a meta é continuar melhorando. "E com o Telecentro essa realidade vai melhorar", afirma o Prefeito.

"Uberaba tem hoje 34 escolas na rede municipal e 32 já estão informatizadas, e a meta para até abril, com as condições que o Ministro Hélio Costa criou, é levar computadores com internet banda larga à essas outras duas escolas, além da zona rural", finalizou o Prefeito.

Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa, afirmou ter muito carinho e afeto pelo Triângulo Mineiro. "Nunca se fez tanto na história desse país", disse, lembrando que "esse é o mais extraordinário Projeto de Inclusão Digital no país começando por Uberaba e Uberlândia. Até o final do mandato do Presidente Lula a meta é estar com esses Telecentros construídos em todos os municípios do país".

"A internet hoje em dia é tão importante como a eletricidade e a água potável foram no passado", finalizou o Ministro. No final do evento, o Senador Hélio Costa e o Prefeito de Uberaba assinaram o documento juntamente com mais outros prefeitos de cidades também beneficiadas com o projeto.

O Kit que compõe cada Telecentro Comunitário é constituído de um servidor de informática; 10 computadores; 1 central de monitoramento com uma câmera de vídeo de segurança, um roteador wireless; 11 estabilizadores; uma impressora a laser; um projetor multimídia (data show); 21 cadeiras; uma mesa para professor; 11 mesas para computador; uma mesa para impressora; e um armário baixo. Os telecentros serão conectados à internet de alta velocidade e contarão com os serviços de telefonia, via VoIP e IPTV, para permitir a veiculação de programas como a TV Escola, por exemplo.Esse projeto pôde ser realizado graças ao Governo Federal por intermédio do Ministério da Comunicação, cerca de 80% de municípios do país já estão cadastrados para receber o telecentro, e a meta é fazer a entrega até 2010. O cadastro pode ser feito pelo site http://www.mc.gov.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.