terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Textos do eloqüente orador conhecido como Boca de Ouro


“A eloqüência não é fruto de natureza, mas de cultura”. “Fujamos da vanglória; é a mais tirânica de todas as paixões”. “Ninguém se orgulhe nem se encha pelo poder: é um lugar escorregadio e suspendido sobre precipícios”.
O autor das frases supracitadas demonstra encerrar a sabedoria de uma vida de meditação e profunda cultura. Aspectos esses que se realçam quando imersos em uma intensa busca de união a Deus. Da incompreensibilidade de Deus – Da providência de Deus – Cartas a Olímpia, lançamento da PAULUS Editora, traz alguns dos escritos de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja. Pela sua sagacidade e detentor de retórica deslumbrante, ficou conhecido como “boca de ouro”.
Nas primeiras páginas do livro o leitor encontrará uma introdução que apresenta a vida de Crisóstomo e também os textos propostos na obra. Nos sermões Da incompreensibilidade de Deus e Da providência de Deus, o bispo preocupa-se em apresentar, por meio de abundantes argumentos filosóficos e bíblico-teológicos, o caráter absoluto da transcendência divina e as conseqüências doutrinais e morais dessa fé.

Já em Cartas a Olímpia, correspondência que o santo endereçava a uma diaconisa da Igreja de Constantinopla, Crisóstomo mostra, entre outras coisas, sua ardente e constante preocupação com a injustiça sofrida pelos pobres e marginalizados, nos quais via o próprio Cristo.Da Coleção Patrística, que reúne textos e obras dos principais teólogos dos primeiros séculos do cristianismo, Da incompreensibilidade de Deus – Da providência de Deus – Cartas a Olímpia é mais um clássico que reúne sabedoria, fé e espiritualidade.
São João Crisóstomo (345(?) – 407) Bispo, Confessor e Doutor da Igreja - Passou alguns anos como eremita no deserto e depois foi sacerdote em Antioquia. Nomeado bispo e patriarca de Constantinopla, esforçou-se para moralizar o Clero. Denunciou, corajosamente, abusos de autoridades civis e eclesiásticas. Despertou, por tudo isso, antipatias em pessoas poderosas. Foi duas vezes desterrado e morreu no exílio. Era amigo e tinha sido colega de estudos de São Basílio Magno. Sua eloqüência extraordinária lhe valeu o título de Crisóstomo, que em grego significa "Boca de Ouro" e a designação, pelo Papa São Pio X, como o patrono da eloqüência sagrada. Deixou uma produção intelectual abundante e variada, composta de aproximadamente 600 sermões e discursos.
Serviço
Título: Da incompreensibilidade de Deus – Da providência de Deus – Cartas a Olímpia
Autor: São João Crisóstomo
Acabamento: brochura; capa dura
Formato: 13 x 21 cm — 312 páginas — R$ 60,00
Áreas de interesse: Teologia, Liturgia, Catequese.Público-alvo: teólogos; agentes de pastoral, leigos, religiosos, sacerdotes, catequistas, liturgos, estudantes e interessados no assunto.
Assessoria de Imprensa
(11) 5087-3742

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.