quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Transferência de área na Univerde para UFTM é analisada pela Embrapa em março

Área de 50 ha. será utilizada para a construção de um campus da instituição de ensino

No mês de março o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) analisa a proposta de transferência de área de cerca de 50 há. na Univerdecidade para construção do campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A informação é do deputado Paulo Piau que encaminhou na semana passada o documento ao presidente do Conselho, Silas Brasileiro. A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Município e a Embrapa em agosto do ano passado estabeleceu condições para o andamento das negociações.
Com a assinatura do documento, o atual governo municipal fica responsável pela realização de obras que não foram cumpridas em outras administrações. Elas viabilizam a implantação da Fazenda Experimental Nossa Senhora da Abadia em Tiguapira, com completa infra-estrutura para os experimentos e pesquisas da Embrapa e da Epamig. Este ato permitiu o lançamento oficial do Centro Tecnológico quando inaugurou o Centro Tecnológico Vocacional (CVT). Na ocasião, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Resende, disse que o Parque Tecnológico de Uberaba integra a política de desenvolvimento nacional.
Como Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, preside o Conselho de Administração da Embrapa. Ele se comprometeu com o deputado Paulo Piau, que protocolou a solicitação, a colocar o assunto em apreciação na reunião do mês de março. O parlamentar disse que existem entendimentos verbais para aprovar a proposta, visto os compromissos assumidos pelo prefeito Anderson Adauto no Termo de Ajustamento de Conduta.
O novo Campus da Universidade Federal vai abrigar laboratórios e estrutura física adequada para expansão da instituição. Isto possibilita a implantação de novos cursos de interesse de Uberaba e região nas áreas tecnológicas. Outro destaque importante é que a Universidade completa os documentos fundamentais para os parques tecnológicos, segundo os modelos consagrados internacionalmente. “Os melhores parques tecnológicos do mundo têm uma universidade dentro ou muito próxima da área onde as empresas se instalam”, explica o deputado Paulo Piau.

Prefeitura Municipal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.