sábado, 16 de fevereiro de 2008

Yendis Editora lança manual de primeiros socorros para profissionais de saúde e leigos

Eventos importantes, como um ataque cardíaco ou acidentes podem ocorrer em casa, na rua, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar. Na maioria das vezes, porém, as chances de sobrevivência diminuem muito por não haver por perto ninguém apto a prestar um primeiro socorro, antes da chegada da equipe médica. Ou pela intervenção equivocada de bem intencionados que arriscam um auxílio sem estar minimamente preparados.

Lidar com emergências requer o máximo de cuidado possível, além de extrema rapidez e eficiência. Exige atenção redobrada com a vítima, intervenções imediatas e precisas. Esse é o foco de um livro indispensável que acaba de ser lançado pela Yendis Editora. Trata-se de Emergência: Atendimento e Cuidados de Enfermagem, obra que ensina os procedimentos que devem ou não ser adotados nas mais variadas urgências.

“Nossa preocupação é enfocar um tema pouco explorado na literatura. Geralmente, a abordagem sobre o acidente é feita com ênfase no corpo físico. No livro, consideramos as emergências de ordem interna e externa ao corpo, advindas de um ambiente real e subjetivo. Assim, também nos interessou pensar sobre as emergências no corpo mental e espiritual”, explica a professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e autora da obra, Nébia Maria Almeida de Figueiredo.

Escrita por profissionais da área com o intuito de elaborar um guia para especialistas e estudantes da enfermagem, a publicação aborda questões importantes e essenciais que viabilizam um rápido atendimento: a estimulação; a oferta de apoio e orientações ao paciente e à sua família; além do funcionamento do corpo humano.

Oferece, enfim, dicas gerais sobre como cuidar de pessoas em situações de perigo, podendo ser usada como ferramenta de consulta por enfermeiros, técnicos, auxiliares, acadêmicos de enfermagem e até mesmo a população leiga na prestação dos primeiros socorros e, por conseqüência, para garantir a vida do próximo.

Emergência: Atendimento e Cuidados de Enfermagem destaca, em um de seus capítulos, as situações de emergência pediátrica, vista pelos autores como uma daquelas de maior cuidado, pois exige a utilização de procedimentos altamente especializados. Destaque também para os capítulos sobre “O corpo em emergências básicas”, “Cuidando em acidentes”, “O atendimento pré-hospitalar” e “Ética no atendimento de pronto-socorro”.

“A preocupação é falar do sujeito que está doente. Nosso desvio em pensar na doença que está no corpo se dá porque acreditamos que somos profissionais da saúde e não da doença. Por isso a relevância de pensar o sujeito como um todo: sua história, sua biologia, seus desejos, e sua inserção social”, finaliza a autora Nébia.

Emergência: atendimento e cuidados de enfermagem
Yendis Editora
2ª edição
304 páginas
www.yendis.com.br
(11) 4224-9400


Acontece Comunicação e Notícias
Vanessa Santilli ou Chico Damaso
(11) 3871-2331 / 3873-6083
acontece@acontecenoticias.com.br
chicoacontece@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.