terça-feira, 18 de março de 2008

Atividades marcam Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Depois de diversas atividades no decorrer do mês de março, as comemorações do Dia Mundial de Combate à Tuberculose culminam na próxima segunda-feira (24 de março). A Secretaria Municipal de Saúde preparou inúmeras atividades para este dia no calçadão da rua Artur Machado.
De acordo com o secretário João Franco, a partir das 8h, as equipes da Saúde estarão no local entregando panfletos e folders educativos, com orientações sobre a doença. A abertura oficial acontece às 8h30, sendo que às 9h a Banda da UAI (Unidade de Atenção ao Idoso) estará se apresentando. O secretário ainda está preparando a apresentação de uma grande banda musical.
“Das 10h às 12h, as pessoas poderão assistir a um show com uma banda local”, destaca.
Além disto, ainda terão palhaços e muito material educativo para fazer a festa e também conscientização de quem passar por ali.
O objetivo do evento é o de sensibilizar as equipes de saúde sobre a importância do diagnóstico e tratamento da tuberculose, aumentar o número de sintomáticos respiratórios examinados; e orientar a população do município para a identificação de sinais e sintomas da tuberculose e a importância do tratamento completo.
Antes do dia 24 de março, no domingo, 23, também acontecem muitas ações educativas, como na Feira da Abadia.
Para o secretário, tudo isto é muito importante para que Uberaba detecte mais casos da doença, já que, segundo dados do Ministério da Saúde são detectados somente 90 casos. “Deveriam ser 130, e isto quer dizer que o município não está atingindo o esperado no que se refere à identificação do doente, o que dificulta o controle”, afirma.

A doença - A tuberculose é a doença infecto-contagiosa que mais mata jovens e adultos no mundo. Com o advento do HIV e da multidrogarresistência, essa morbidade colore novamente um cenário preocupante. Os sintomas são a tosse, que dura mais de três semanas, febre, emagrecimento, fraqueza, suores noturnos, dores no peito e nas costas, e perda de apetite. “Tuberculose tem cura e seu tratamento é totalmente gratuito. Procure os nossos postos de saúde para informações”, frisa.

Prefeitura Municipal de Uberaba
Thereza Cristina – Pituca
Departamento de Comunicação (18-03-2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.