quarta-feira, 12 de março de 2008

Brasil atinge novo patamar de crescimento, diz presidente da CNI

A expansão de 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2007 coloca o Brasil em um novo patamar de crescimento. A avaliação foi feita hoje pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, ao comentar os números sobre o desempenho da economia divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Foi um ano positivo, que tem de ser festejado”, afirmou Monteiro Neto.
Ele lembrou que, com a taxa robusta de 5,4% em 2007, a economia brasileira conseguiu romper um longo ciclo em que a média de crescimento ficou em 2%. “O que se deseja agora é que esse novo patamar de 5% seja sustentável”, destacou Monteiro Neto. Segundo ele, os indicadores do PIB em 2007 são favoráveis à manutenção do crescimento. “O consumo das famílias aumentou bastante e os investimentos tiveram incremento de 13,4%.” Segundo o presidente da CNI, o grande desafio do país agora é a definição de uma agenda para o futuro, que garanta a manutenção do ritmo acelerado de crescimento.
“Precisamos retomar as reformas estruturais, especialmente a tributária. Precisamos seguir uma agenda que propicie a melhoria do ambiente de negócios, que, entre outros pontos, promova a desburocratização e defina instrumentos de política industrial que estimulem os investimentos.”
O presidente da CNI observou ainda que a expansão de 4,9% da indústria em 2007 foi inferior ao ritmo médio da economia. Isso ocorreu porque o setor está perdendo mercado para os produtos estrangeiros, cujos preços vêm caindo com a constante desvalorização do dólar frente ao real. Para Monteiro Neto, o Brasil poderá repetir neste ano o desempenho de 2007. “Os indicadores do primeiro bimestre apontam para um ritmo de crescimento forte em 2008”, disse.
Núcleo de Assessoria de Imprensa
Gerência de Jornalismo
Unicom - Unidade de Comunicação Social
Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.