terça-feira, 18 de março de 2008

Cadeirões de bebê em restaurantes tem mais bactérias que assento sanitário doméstico

PESQUISA NOS EUA REVELA QUE CADEIRÕES DE BEBÊ EM RESTAURANTES TEM MAIS BACTÉRIAS QUE ASSENTO SANITÁRIO DOMÉSTICO

A empresa norte-americana Microban, em parceria com o dr. Charles P. Gerba, Ph.D. da Universidade do Arizona, realizou um estudo em restaurantes nos Estados Unidos. Ele coletou amostras de bactérias em cadeirões infantis, que servem para as mães acomodarem seus filhos durante as refeições, e o resultado foi surpreendente: foram encontrados uma média de 147 bactérias por centímetro quadrado (em alguns casos foram detectadas 1,2 mil bactérias por cm2). O que mais surpreendeu os pesquisadores foi a comparação deste resultado com um estudo similar realizado com assentos sanitários domésticos que encontrou uma média de 103 bactérias por cm2, portanto, um número inferior comparado aos cadeirões.

Na pesquisa, foram realizados testes Swab em cadeirões de 30 restaurantes, levando em consideração que cada cadeirão tinha 692 cm2. O material analisado foi retirado dos assentos e os braços dos cadeirões com Spongesicle (Biotrace – Bothell, WA), contendo 10 ml de neutralizador. As amostras foram encubadas por cinco dias a 30°C. Após este período foram contadas as colônias de bactérias.

Líder mundial em soluções antimicrobianas, a tecnologia Microban® inibe a fixação e a proliferação de microorganismos como bactérias, fungos e leveduras nas superfícies dos produtos. Trata-se de uma tecnologia que pode ser aplicada em diversos tipos de materiais como polímeros (plásticos), tecidos, revestimentos, papéis, adesivos, entre outros materiais, que atua por meio de ingredientes que, incorporado na matéria prima do produto durante a fabricação, age na superfície do mesmo tornando-o bacteriostático, ou seja, hostil ao crescimento dos germes. Deste modo, os micróbios não conseguem se fixar, nem se alimentar ou se reproduzir naquele ambiente e acabam morrendo.

Não tem nenhuma empresa ainda que produza cadeirões com tecnologia Microban® no Brasil, mas isso já uma realidade em produtos na Europa e nos Estados Unidos. No segmento infantil, a Plasútil fabrica uma linha de potes plásticos da linha baby e gira-gira com a Proteção Antimicrobiana Microban.

Segundo Toshiaki Ouchi, produtos com a Proteção Microban são mais seguros, higiênicos e fáceis de limpar, pois inibem o crescimento de microorganismos. “Para a total eliminação de bactérias e fungos é necessário uma esterilização. A ação de Microban® inibe o crescimento descontrolado dos micróbios, mantendo as superfícies dos produtos mais seguras para o contato com o ser humano. “Nossas aplicações são desenvolvidas para proporcionar eficiência contra os microorganismos do ambiente de aplicação do produto com segurança e durabilidade por toda a sua vida útil”, afirma Toshiaki. A Microban possui soluções antimicrobianas para todos os polímeros, fibras têxteis, couros, tecidos, entre outros materiais. Ao analisar a pesquisa sobre os cadeirões, o executivo apresentou a tecnologia como solução. “Isto faz com que as empresas no segmento de puericultura comecem a fabricar produtos com superfícies hostis a fixação e proliferação de bactérias e fungos.”

Sobre a Tecnologia Microban

A Microban® é uma multinacional norte-americana, líder mundial em soluções antimicrobianas e que utiliza ingredientes aprovados para contato seguro com pessoas, alimentos e animais. No Brasil está disponível em diversos produtos como pranchas de corte e potes plásticos (Plasútil), cabos de facas (Tramontina), superfícies de quartzo (Silestone), alicates de cutícula (Merheje), termopratos (Soprano), assentos sanitários (Deca) – e para a indústria de alimentos em diversos equipamentos, como botas industriais em PVC (Italbotas), laminados para revestimentos de caminhões e câmaras frigoríricas (Fibralit), pisos industriais (Basf) e esteiras transportadoras de alimentos (Rexnord), entre outras marcas.

Aprovada pelo SFC (Comitê Científico para Alimentos da União Européia), a tecnologia antibacteriana Microban® é a primeira no mundo a ter fórmulas aprovadas pela NSF (National Sanitation Foundation - EUA) e NSF do Brasil para contato seguro com alimentos. Aplicações em produtos registrados na EPA (Agência de Proteção Ambiental) e ingredientes aprovados pela FDA (Food and Drug Administration – EUA). Possui testes de eficácia feitos por laboratórios independentes ao redor do mundo, que comprovam a sua eficiência na inibição do crescimento de bactérias e fungos na superfície dos produtos.
Microban:
Atitude Assessoria em Comunicação
Marisa Amaral ou Damaris Lago
Tel.: (11) 4229-0112/ 9682-8578
marisa@atitudecom.com.br
www.atitudecom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.