terça-feira, 18 de março de 2008

Cara de Internet


LANÇADA PRIMEIRA REVISTA PARA UNIVERSITÁRIOS NO PAÍS

(OFFLINE traz modelo inédito ao mundo das revistas. Publicação tem cara de Internet, do design de abas até o conteúdo Wiki feito por leitores)

A revista OFFLINE (Editora Novo Meio), que está sendo lançada em São Paulo, apresenta ao mercado editorial novos jeitos de fazer e distribuir revista no Brasil. Com periodicidade quinzenal, distribuição gratuita e tiragem de 50 mil exemplares, a publicação traz uma série de ineditismos. É a primeira revista voltada exclusivamente ao público das universidades da cidade de São Paulo. O modelo de distribuição é o mesmo do jornal diário Publi Metro. Entregue em mãos.

Além disso, traz toda a cara da Internet para o mundo em papel. A diagramação é feita na horizontal, brincando com o formato widescreen das telas de computadores. O design das páginas traz elementos da rede mundial, desde textos em abas até o visual colorido de multi-informação, pensado ao máximo para a leitura não-linear.

A OFFLINE é distribuída gratuitamente em 13 universidades paulistanas na região metropolitana de São Paulo, atingindo 25 campi ou departamentos. As instituições de ensino que receberão a nova publicação são Anhembi Morumbi (Campus Vila Olímpia e Morumbi), Belas Artes, ESPM, Faap, Cásper Líbero, IBMEC, Fundação Getúlio Vargas, Mackenzie, Metodista (São Bernardo do Campo), PUC-SP, Senac e USP. Nos próximos números, esta base será ampliada.

A publicação segue a última tendência do mercado editorial, apostando na distribuição gratuita, sem abrir mão da qualidade gráfica e das informações – a exemplo dos jornais Publi Metro e Destak. “Depois da popularização da Web, o jovem não quer mais pagar pelo conteúdo de seu interesse. Por isso, levamos ao segmento de revistas o que já vem acontecendo com os jornais no mundo inteiro. Queremos presentear um público altamente qualificado com um veículo feito por eles, para eles e sobre eles, com formato e conteúdo diferenciados”, explica o Publisher Ricardo Carvalho Cruz.

O modelo de produção de conteúdo também é inovador, pois os leitores – alunos das universidades paulistanas – são os protagonistas, levando o conceito "wiki" de colaboração coletiva às revistas dirigidas.

AJUDA AOS UNIVERSITÁRIOS
“Pedimos literalmente, a ajuda aos universitários para criar esta nova plataforma de conteúdo. Eles serão os autores ao alimentar a OFFLINE com textos, fotos, ilustrações, depoimentos, listas, indicações de blogs, sites, livros, discos, filmes e outros produtos ao trazerem questionamentos a serem respondidos por especialistas; e ao escolherem as capas e os entrevistados. A publicação também dá espaço para criações artísticas e literárias e portfolios de trabalhos, além de atuação direta na redação. Queremos também levar às disciplinas nos cursos de graduação a experiência da revista”, explica o editor-chefe Ricardo Peruchi (ex-Folha Online e ex-IDG e professor convidado da PUC no curso de Multimeios), lembrando que já no primeiro número há a participação de alunos e professores de nove instituições distintas.

O exemplar de estréia traz a participação de Jean Paul Jacob, professor da Universidade da Califórnia Berkeley e um dos gurus mundiais da inovação tecnológica (IBM); a cantora revelação do MySpace, Mallú Magalhães; Marcelo Zuffo, professor da USP especializado em meios eletrônicos interativos; Regina Martelli, consultora de moda; cenógrafo Carlos Sá, professor da Faap; Antonio Medina, professor de grego (USP e Casa do Saber); Paula Mofarrej, psiquiatra do Hospital das Clínicas; Marcelo Costa, editor de capa do IG; Soninha Francine; Norma de Fátima Garbulho da psicologia da Unesp, dentre outros.

A OFFLINE promoverá fóruns ainda mensais, em parcerias com as universidades e faculdades, para debater os temas que afetam diretamente a vida de seus leitores, com a participação de professores, especialistas e alunos.

REVISTA CONTINUA NA WEB
Junto com o veículo impresso, nasce também o site http://www.offline.com.br/, que traz conteúdo complementar e mais interação. O projeto on-line foi desenvolvido pela equipe da revista junto com a Content Stuff, especializada em levar revistas para a Internet.

O projeto é coordenado pela profissional de Marketing Daniela Rodrigues Alves, que já trabalhou na Editora Três, Editora Abril, Vivo, NET e TV Gazeta. “Existia um vácuo no mercado editorial que ignorava o público de 17 a 27 anos. As revistas ou são adolescentes de mais ou adultas demais. Criamos uma mídia dirigida, com distribuição na entrada das faculdades e que, portanto, circula nesse ambiente de forma privilegiada e fala a língua do jovem”, analisa Daniela. Prestigiam a primeira edição anunciantes como Banco Real, Alumni, CNA, Centauro, Mash, PlayArte, BIC, Marathon, Flying Horse e Limão.com.br.

EDITORA NOVO MEIO
A Editora Novo Meio é líder no segmento de publicações customizadas ao mercado automotivo e ainda produz títulos próprios como jornal Novo Varejo, revistas Mais Automotive, Mais Diesel, Mais Equipamentos e Aftermarket Brasil, suplementos Novo Balconista, Novo Varejo Importados e Negócios e Oportunidades. A editora também é responsável por uma série de publicações para importantes empresas do setor, com destaque para as revistas Solução Sama, informativos Comunicação Barros, Transmissão Dayco, além de revistas para empresas de outros segmentos, como Lindenberg&Life (Construtora Adolpho Lindenberg), Fitness Business (Fitness Brasil e IHRSA), Indiana e GMac (Seguradora Indiana).
Realiza também as mais importantes pesquisas do mercado de manutenção automotiva, como Prêmio Mais, Autop of Mind, Pesquisa Mais Diesel, “Os maiores e melhores em distribuição de autopeças”, além de eventos para todo o setor, como a Festa Mais.

ABCE Comunicação
Gutemberg Medeiros
gutemberg@abce.com.br
tel. (11) 3862-0110

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.