Dor nas costas é um incômodo comum. Cerca de 80% da população tem ou terá este desconforto. Para discutir o tema a Associação Paulista de Medicina promove, em 09 de abril de 2008, a palestra Dor na coluna em seu Programa de Educação para Saúde (PES). É destinada ao público leigo, com entrada gratuita.
De acordo com o prof. dr. José Knoplich, reumatologista e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), as dores na coluna podem surgir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral. Pode ser aguda ou crônica, pode ser local, nas costas ou irradiar para outras regiões do corpo principalmente braços e pernas.
“As pessoas com dores crônicas da coluna precisam aprender a evitar o agravamento dos problemas, originando novas dores. O segredo é manter a postura adequada para proteger a coluna danificada em todo tipo de lugar e situações, seja no trabalho, em casa ou no lazer. É necessário sentar, levantar e deitar-se adequadamente, caso contrário, poderão surgir novas dores e agravar as alterações já existentes na coluna”, afirma.
Os problemas da coluna podem, aliás, surgir em qualquer idade, mas entre 30 e 40 anos são mais freqüentes. Há dores que começam na infância. A escoliose da criança não dói, mas também não se resolve com RPG, e sim com ginástica corretiva e, quando necessário, colete. Em média 5% das crianças que praticam esportes têm um escorregamento de vértebra, que é muito dolorido e por vezes leva à cirurgia.
Os tratamentos são remédios, fisioterapias, relaxamento, o uso de cintos lombares e colares cervicais. Dr. Knoplich alerta que só exercícios não resolvem, mas ajudam.
As dores também podem estar relacionadas ao emocional. Pessoas tensas contraem os músculos, apertam o disco e as articulações agredindo o nervo e, assim, originando a dor. Hoje as causas emocionais são mais estudadas e estão incluídas na dor da coluna e fibromialgia.
Um fator comum para o desgaste da coluna vertebral são seqüelas de acidentes de esporte, trabalho e de trânsito. Danificam o disco, as vértebras e as articulações da coluna, causando alterações até permanentes e, às vezes, bastante doloridas. “Há controle da dor da coluna, mas não cura total do problema”, ressalta o especialista.
Com o objetivo de proporcionar à população noções gerais sobre a importância de se ter uma boa postura, o evento colocará em discussão como aprender a não abusar da coluna, como prestar atenção na postura, como carregar peso corretamente, saber sentar-se, além de apresentar os problemas mais comuns. Para orientar melhor os participantes, será aberto a perguntas e exibido vídeo Viva bem com a coluna que você tem.
Programa de Educação para Saúde
Dor na Coluna
Data: 09 de abril de 2008
Horário: das 14h às 16h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278
Informações e inscrições: (11) 3188-4251 / www.apm.org.br / eventos@apm.org.br
Assessoria de Imprensa
Programa de Educação para Saúde
Dor na Coluna
Data: 09 de abril de 2008
Horário: das 14h às 16h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278
Informações e inscrições: (11) 3188-4251 / www.apm.org.br / eventos@apm.org.br
Assessoria de Imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.