sábado, 1 de março de 2008

Eleições municipais devem aquecer indústria da comunicação

Setor gráfico e agências de publicidade já se preparam para período

A celebração dos 200 anos de existência da indústria gráfica nacional acontece num ano em que as eleições municipais devem aquecer o setor. A campanha eleitoral de 2008 traz boas expectativas para o setor em Uberlândia e região.

De acordo com o presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria Gráfica de Uberlândia e Região - Sindigraf, Eduardo Lacerda, é esperado um crescimento de 10%. “O mercado se aquece a partir do segundo semestre, quando os candidatos procuram as gráficas. E mesmo com as mudanças para as eleições deste ano, a mídia impressa continua sendo muito importante, porque atinge diretamente o público-alvo”, afirma.

Para o empresário Emerson Côrtes, proprietário de empresa no setor gráfico, desde dezembro já houve o aquecimento do mercado com a campanha natalina do comércio. Para ele, 2008 não será diferente. “Este ano é promissor, aliás, a tendência é que cada vez mais se fomente a cultura da leitura no país”. Emerson espera que as eleições provoquem um crescimento de 10% a 12%. “Meus funcionários terão uma carga horária maior, será criado o turno da noite, entre outras mudanças. Tudo porque a política regional aquece o mercado local e nós precisamos estar preparados para atender o mercado”, explica.

Segundo dados da Abigraf (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas) o setor deve crescer entre 4% e 5,5% em 2008. O faturamento em nível nacional somou R$ 16,95 bilhões nos 12 meses encerrados em setembro passado.

Agências também esperam aquecimento

Outro setor que deve apresentar crescimento expressivo com as eleições municipais é o da propaganda. De acordo com o presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda - APP Uberlândia, Adalberto Deluca, por se tratar de um ano eleitoral, os candidatos contratam agências para cuidar de suas campanhas. Atualmente há 30 agências de publicidade associadas à APP Uberlândia e muitas delas devem ser procuradas pelos candidatos a partir de abril. “É neste mês que a mídia começa a ser utilizada de forma mais expressiva, porque é o período de acordos políticos”, relata Adalberto.

Munyque Fernandes
Serifa Comunicação Integrada - Assessoria de Imprensa Fiemg - Regional Vale do Paranaíba
www.fiemg.com.br/regional-valedoparanaiba
assessoria@serifacomunicacao.com.br
(34) 3224 6084 / 3215 4183 / 9154 3903

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.